Entrevista do prof.º Dr.º Roberto A. Fioretto para o programa “Engenharia e Agronomia” do CREA-PR

Nesta entrevista dada ao programa Engenharia e Agronomia do CREA-PR o entrevistado é o Prof.º Dr.º Roberto Antunes Fioreto, diretor da Laborsolo Laboratórios e doutor em química de solo. Durante a entrevista o Dr. Roberto Fioreto comenta sobre a necessidade de monitoramento da qualidade e fertilidade do solo, ressaltando a importância de se fazer um manejo adequado para garantir a produtividade das propriedades.

Ele ressalta também o quão pequeno é o investimento necessário para realização das análises fisico-quimicas do solo perante os resultados que podem ser obtidos quando se utilizado corretamente seus resultados, principalmente no que diz respeito aos processos de lixiviação, desertificação e resistência dos cultivares a processos de estiagem. O diretor da Laborsolo também responde algumas dúvidas quanto ao uso de corretivos do solo como calcário, que possuem uma maior dificuldade de absorção devido a falta de procedimentos e maquinários adequados para a sua incorporação ao solo. Inclusive comentando sobre a importância da aragem para evitar a compactação do solo e assim melhorar a absorção de fertilizantes e aprofundar os sistemas radicular, reduzindo as temperaturas e aumentando a disponibilidade de água para as plantas.

Roberto também comenta sobre o uso da tecnologia, que é um dos pilares da atuação da Laborsolo, principalmente no que diz respeito aos processos mais eficientes de amostragem do solo e o desenvolvimento do projeto APPI, que é um processo de Agricultura de Precisão por Ponto Inteligente.

Corneta do Agro

A Corneta do Agro é um selo que indica aos leitores do Labor News que naquela notícia, artigo ou podcast traz um alerta ao mercado do agronegócio e expressa a opinião da Laborsolo Laboratórios sobre o tema tratado. Para ler todos os artigos da Corneta do Agro basta clicar aqui.