Podcast Laborsolo: #07 – Diagnose Foliar

O Podcast #07 aborda a diagnose foliar, apresentando um formato um pouco diferente nesta edição, onde comentamos uma nota técnica divulgada pelo portal RuralBR dentro da “Corneta do Agro”. O Drº Roberto Fioretto e o Drº José Carlos Vieira discutem a importância da diagnose foliar para aplicação de uma suplementação foliar. O primeiro ponto discutido é justamente o equívoco de vários profissionais que tratam a análise foliar e a suplementação foliar como uma “adubação”, sendo que via foliar é possível apenas a realização de um “ajuste fino” focado em micronutrientes que podem, de fato, serem absorvidos via foliar.

Outro ponto discutido é a diagnose foliar como um quadro atual e não histórico. Conhecer o histórico da área é importante, mas não é fundamental, se assim fosse não seria possível iniciar uma diagnose foliar em uma nova área, sem histórico. O mais importante é analisar o desiquilíbrio momentâneo, para isso a diagnose foliar deve ser feito no momento correto, e não ser substituída por um histórico da área. Mostrando a importância do índice DRIS para diagnose foliar, com redução de custo e incrementando a saúde vegetal, principalmente para a soja.

Também se destaca que o diagnóstico através da análise foliar deve ser feito com antecedência, evitando que a planta tenha sintomas, sendo importante a realização do diagnóstico foliar, no caso da soja ainda no estadio V4 ou V5, enquanto ainda é possível corrigir as deficiências, durante a fase vegetativa. Quando uma planta apresenta sintomas visíveis ela já está na “UTI”, não sendo possível recuperar a saúde vegetal da lavoura.

E não se esqueça de participar! Comente aqui no Labor News ou envie sua dúvida para informativo@laborsolo.com.br

Corneta do Agro

A Corneta do Agro é um selo que indica aos leitores do Labor News que naquela notícia, artigo ou podcast traz um alerta ao mercado do agronegócio e expressa a opinião da Laborsolo Laboratórios sobre o tema tratado. Para ler todos os artigos da Corneta do Agro basta clicar aqui.