Podcast Laborsolo: #12 – Índice de Confiança do Agronegócio

Neste podcast discutimos um pouco dos dados apresentados pelo IC Agro, sobre o perfil do produtor rural. O Dr. José Carlos Vieira de Almeida comenta os principais dados que foram apresentados como o fato de 40% dos entrevistados terem curso superior, ser casado, ter entre 2 e 3 filhos, mas poucos filhos atuarem no dia a dia das propriedades rurais.

Outros dados que chamaram a atenção e foram comentados pelo Dr. José Carlos Vieira foi que 35,7% dos produtores disseram que escolhem os insumos que serão utilizados na propriedade sozinhos. Destes 43% cursou ensino superior, 42% fizeram apenas ginásio ou colegial (ensino fundamental e médio) e 14% são analfabetos ou não concluíram o ensino fundamental.

Outro ponto de destaque diz respeito a insatisfação com o Governo Federal. Entre 58 e 67% dos entrevistados não acreditam que o governo valoriza o setor, que ele esteja se esforçando para melhorar os mecanismos de comercialização ou que está empenhado em investir em infraestrutura para escoar a produção. Ainda neste ponto, apenas 58% acreditam que centros de pesquisa públicos como universidades, Embrapa e outros estão de fato auxiliando no desenvolvimento de tecnologia para a sua atividade econômica.

Sobre os problemas apontados o IC Agro mostrou que os 4 primeiros (apontados pelos agricultores) foram: Clima (46,8%), Preço de venda do meu produto (38,8%), aumento do custo de produção (33,8%) e alta incidência de pragas e doenças (31,9%).

Outro item da pesquisa que recebeu comentários foi a questão dos investimentos: 52,7% afirmaram que irão investir mais em custeio, sendo 62,8% no controle de pragas, doenças e ervas daninhas, 56,9% em sementes, 31,3% Mão de obra, 2,8% em gesso, 1,7% fertilizantes e 1% em calcário.

Ouça, compartilhe e comente!

Corneta do Agro

A Corneta do Agro é um selo que indica aos leitores do Labor News que naquela notícia, artigo ou podcast traz um alerta ao mercado do agronegócio e expressa a opinião da Laborsolo Laboratórios sobre o tema tratado. Para ler todos os artigos da Corneta do Agro basta clicar aqui.