Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Agua Irrigacao

A importância de analisar a qualidade da água utilizada na irrigação

Até bem pouco tempo atrás os principais relatos de problemas relacionados à qualidade da água para irrigação estavam ligados à salinidade. Problemas com ferro, manganês e outros sólidos em suspensão tinham pouca relevância.

O avanço na utilização de irrigação localizada (microaspersão e gotejamento) tem provocado uma mudança neste cenário, já que os íons de ferro e manganês e altas concentrações de sólidos solúveis podem entupir tubulações, provocando a redução da área de condução da água, aumento da perda de carga e pressão no sistema e consequente redução na vazão dos emissores, o que pode inviabilizar o sistema de irrigação com um todo.

Tanto as águas subterrâneas como as superficiais podem conter impurezas que indisponibilizam o seu uso para irrigação.

Esses elementos podem estar em suspensão (sólidos suspensos como areia, silte, argila e matéria orgânica) ou dissolvidos (como sais diversos, metais pesados, resíduos de agroquímicos e fertilizantes). Esses elementos levam ao entupimento de emissores, desgaste de bombas e mangueiras, e até depósitos de argila no produto colhido.

Outro parte importante de uma análise de água para irrigação diz respeito a salinização e sodicidade. A salinização é a presença de sais na água, quando a condutividade elétrica é maior que 0,75ds/m já há risco de salinidade. A sodicidade (alta concentração de sódio) pode levar a formação de crostas, saturação temporária da superfície, elevação do pH, baixa condutividade hidráulica, falta de oxigênio para respiração radicular e aumento de doenças e plantas daninhas. Esses dois fenômenos levam a quedas na produtividade e formação de solos degradados.

Outro elemento que é preciso ter cuidado é o Boro, que em excesso pode causar toxidez às plantas.

O Nitrogênio pode provocar o crescimento exagerado de algas, levando a problemas no sistema de irrigação, assim como a presença de ferro e manganês solúveis que levam a formação de placas e entupimento dos sistemas.

Quer saber como está a qualidade da água para irrigação da sua propriedade? Faça uma análise de água para irrigação! Com apenas uma amostra analisamos os seguintes parâmetros:

  1. pH, Sólidos Suspensos, Na, K, Ca, Mg, Condutividade Elétrica e Índice SAR (Sodium Adsorption Ratio)
  2. Microbiológica: Coliformes totais
  3. Contaminantes: Pb, Cd, Cr, Ba, Hg e Al
  4. Nutrientes: N, P, S, Cu, Fe, Zn, Mn, B e Mo

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *