Substrato2

Você sabia que a água da irrigação pode afetar pH do substrato?

Você produz hortaliças, frutas ou legumes em estufas? Então este artigo/alerta é para você!

Saiu neste final de semana um artigo num portal internacional (hortalizas.com) que foi republicado pelo Portal Agrolink que traz um alerta importante para o pequeno produtor de hortaliças, legumes e frutas que se utiliza do plantio em substrato.

O artigo alerta para a importância da água utilizada para a irrigação de plantas, principalmente em estufas,  que pode afetar o pH do substrato que está sendo usado naquele momento. Ter um pH inadequado em seu substrato pode causar, entre outros danos, alteração do crescimento, necrose das folhas ou clorose nas plantas.

O pH do substrato da sua cultura de estufa pode afetar a saúde geral e a qualidade da planta. Se o pH do substrato não estiver dentro da faixa aceitável para a cultura na qual ele está crescendo, ele poderá apresentar deficiências ou fitotoxicidade dependendo da cultura e dos macro ou micronutrientes afetados. “Muitas vezes ouço o comentário de que o pH de uma determinada cultura é alto e que o pH da água de irrigação é o culpado, quando na realidade é a alcalinidade da água de irrigação que tenderá a elevar o pH do substrato”, diz Nelson Gonzalez da ICL, fabricante global de produtos de fertilizantes.

Ele explica ainda que o pH do substrato é mais afetado pela alcalinidade da sua água de irrigação. A água de irrigação que é alcalina contém bicarbonatos e, quanto mais bicarbonatos, maior a alcalinidade. Como as culturas são irrigadas com o tempo, esses bicarbonatos aumentam o pH do substrato.

“Em alguns casos, é possível que a irrigação com água alcalina não afete a cultura, sendo que os níveis de bicarbonato podem não ser suficiente para aumentar o pH do substrato, e em culturas de curto prazo, pode não haver tempo suficiente para o pH aumentar ou a planta pode ser mais tolerante a um pH alto e não apresentar quaisquer sintomas. No entanto, monitorar e conhecer a alcalinidade de nossa água de irrigação nos ajudará a ser proativos e nos permitirá tomar medidas que evitarão desafios futuros”, explicou o portal especializado hortalizas.com.

O alerta é válido, já que o pequeno produtor que se utiliza de substratos e estufas possui pouca ou nenhuma margem de erro no seu negócio, monitorar as características da água da irrigação e a qualidade do substrato é fundamental!

Você sabia que a Laborsolo oferece Análise de Água para Agricultura e Análise de Substrato? Entre em contato conosco pelo telefone 43 3338-5738 ou pelo WhatsApp (43) 99179-7196.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua há 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *