Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Ma Nutricao Bovinos Hipotermia

Má nutrição pode ser uma das causas da morte de bovinos por hipotermia

Aproximadamente mil bovinos morreram no mês de julho no Mato Grosso do Sul em virtude de uma mudança climática nos dias 24 e 25, que trouxe ao estado chuva e uma queda brusca da temperatura. Os animais mais jovens, com menor resistência, foram os que mais sofreram. Dois surtos já haviam sido registrados na região, o primeiro em 2000, quando mais de 10 mil animais morreram e o segundo em 2010, com aproximadamente 3 mil animais mortos por hipotermia.

O difusor de tecnologia da Embrapa Gado de Corte, Haroldo Pires de Queiroz, coloca que as mortes dos animais estão relacionadas a um conjunto de fatores que poderiam ser evitados como a desnutrição e a falta de abrigo: “Estudos técnicos comprovam que a hipotermia é causa de mortalidade quando bovinos mal nutridos, com pouca disponibilidade e qualidade de forragem e ausência de abrigo, são expostos a uma mudança climática brusca com queda de temperatura combinada com chuvas e ventos fortes”.

O técnico lembra que os animais devem se manter bem nutridos durante a seca, e para isso é preciso um bom planejamento forrageiro, o que inclui vedar pasto nas águas para usar na seca, adicionar proteína junto com o pasto, uma mistura múltipla ou pelo menos sal mineral com ureia e preparar uma área de proteção com pequenos bosques ou capões com no mínimo 40 metros de diâmetros a cada piquete.

Haroldo explica que animais que ficam em pasto rapado, com menos de uma tonelada de matéria seca por hectare, correm o risco de se deitarem naquele local frio e úmido, sem nenhum isolante térmico, perderem calor corporal e virem a morrer mais rápido.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *