Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604

Análise de Corretivos de Solo
Acidez e Sodicidade

Tipos de Análise de Corretivos

Básica
Determina as garantias de cálcio e magnésio (expressos em CaO, MgO e CaCO3, MgCO3), o Poder de Neutralização (PN), a umidade e a composição granulométrica (frações retidas e passantes pelas peneiras nº 10, 20 e 50 da ABNT), conforme IN-35/2006 do MAPA.

Enxofre
Determina a garantia de enxofre (S). Importante para análise de corretivos de sodicidade (ex: gesso agrícola).

Micronutrientes
Determina as garantias de Boro (B), Cobre (Cu), Ferro (Fe), Manganês (Mn) e Zinco (Zn).

Contaminantes
Determina os teores dos contaminantes cádmio (Cd), chumbo (Pb), cromo (Cr) e sódio (Na).

Entenda nosso laudo de Corretivos de Acidez

No primeiro grupo (Natureza Química) são apresentadas a Umidade a 105°C, as garantias de Ca e Mg, expressas em CaO (óxido de cálcio) e MgO (óxido de magnésio), e em CaCO3 (carbonato de cálcio) e MgCO3 (carbonato de magnésio), além de Soma de Óxidos, PN (Poder de Neutralização) e PRNT (Poder Relativo de Neutralização Total), tanto na base seca quanto na base úmida (in natura).

No grupo Natureza Física, encontramos a composição granulométrica do corretivo, determinada pelas porcentagens retida e passante pelas peneiras padronizadas ABNT-10 (2,0 mm), ABNT-20 (0,84 mm) e ABNT-50 (0,3 mm), além dos valores mínimos de referência estabelecidos pela IN-35/2006 do MAPA para calcário.

Os demais blocos do laudo apresentam ainda os teores de enxofre, micronutrientes (Boro, Cobre, Ferro, Manganês e Zinco) e contaminantes (Cádmio, Chumbo, Cromo e Sódio) presentes na amostra.

Entenda nosso laudo de Corretivo de Sodicidade

Neste quadro encontram-se os valores para Cálcio, óxido de cálcio e enxofre, todos expressos em porcentagem, além da umidade.

Neste quadro encontram-se os principais nutrientes que podem ocorrer nos corretivos de sodicidade e que conferem aporte aos solos. São magnésio, fósforo, potássio, boro, cobre, ferro, manganês e zinco.

Neste quadro se apresentam os principais contaminantes que podem ocorrer nos corretivos de sodicidade como cádmio, chumbo, cromo e sódio.