Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604

Análise de Fertilizantes Orgânicos

Tipos de Análises de Fertilizantes Orgânicos

Básica
Determina a composição química de macro e micronutrientes, carbono orgânico, relação C/N e C/P, acidez, umidade total, resíduo mineral, sólidos totais e voláteis.

Físico-química
Determina a condutividade elétrica, índice salino e densidade. Importante para avaliar possíveis efeitos adversos do fertilizante.

Contaminantes
Avalia os teores dos contaminantes cádmio (Cd), chumbo (Pb), cromo (Cr) e níquel (Ni), conforme IN-25/2007 do MAPA.

Capacidade de Troca de Cátions (CTC)
Determina a CTC, conforme IN-35/2006 do MAPA. Importante para avaliar a capacidade do fertilizante em reter e disponibilizar cátions.

Capacidade de Retenção de Água (CRA)
Determina a CRA, conforme IN-35/2006 do MAPA. Importante para avaliar a capacidade do fertilizante em armazenar água.

Entenda nosso laudo

Nesta primeira parte apresentam-se os macronutrientes (Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Enxofre) e micronutrientes (Boro, Cobalto, Cobre, Ferro, Manganês, Molibdênio, Sódio e Zinco).

Na sequência são apresentados os contaminantes inorgânicos presentes na amostra como Cádmio, Chumbo, Cromo e Níquel.

Nesta área são apresentadas outras determinações importantes na análise de fertilizantes orgânicos como pH em CaCl2, Carbono Orgânico, Umidade perdida a 65ºC e a 110ºC, Umidade total, Resíduo Mineral Total, Sólidos Totais Fixos a 110ºC,  Sólidos Totais Fixos a 550ºC e Sólidos Voláteis Totais.

Neste bloco são apresentadas a CTC (Capacidade de Troca de Cátions), a CRA (Capacidade de Retenção de Água), Relação C/N, Relação CTC/C e Relação C/P.

Para finalizar este laudo temos as condições físico-químicas da amostra que inclui a Condutividade Elétrica, o Índice Salino e a Densidade.