Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Dris Algodao2

Análise Foliar de Algodão? Só se for com o DRIS da Laborsolo!

Estamos chegando ao fim do vazio sanitário do Algodão, algumas regiões já podem iniciar o plantio a partir deste dia 01 de dezembro, outras apenas no dia 15 de dezembro. Mas o importante é lembrar que já é tempo de pensar no manejo após o plantio.

A prática do manejo nutricional também é importante para a cultura do algodão, já que suas demandas nutricionais são diferentes. A exportação de nutrientes nas fibras e sementes é menor do que na soja e no milho, mas isso não quer dizer que a planta necessite de poucos nutrientes para produzir.

Alguns estudos científicos indicam que os nutrientes mais limitantes da produtividade do algodão seriam o Nitrogênio, Potássio, Enxofre, Boro e Zinco, além é claro da pouca tolerância do algodoeiro à acidez e à presença de alumínio trocável, e da sua exigência de disponibilidade de cálcio durante a germinação e desenvolvimento inicial das raízes.

Quando se trata de deficiência nutricional o método convencional de análise foliar é pouco eficiente para o algodoeiro, já que pelo método de suficiência de nutrientes é preciso coletar a 5ª folha, já no período de florescimento pleno, aproximadamente 90 dias após o plantio, isto é, praticamente no meio do ciclo de cultivo, quando a deficiência nutricional já deixou marcas no desenvolvimento da planta e o tempo de correção se torna insuficiente.

Entretanto é possível fazer a diagnose foliar do algodoeiro com o método DRIS na Laborsolo. Nosso banco de dados permite que a análise seja realizada 40 dias após a emergência (em torno de 45 a 50 dias após o plantio), essa antecipação é fundamental para o bom desenvolvimento e florescimento da planta.

Estudos conduzidos pelo IAPAR demonstram que as aplicações de fertilizantes na semeadura, principalmente o Nitrogênio, supre as necessidades iniciais da planta mas não persistem disponíveis, em quantidades adequadas, no seu período reprodutivo, o que pode ser rapidamente identificado pela análise foliar do algodoeiro.

O método DRIS também é fundamental para identificação precoce de deficiências de micronutrientes que influenciam diretamente o desenvolvimento e produtividade do algodoeiro.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *