Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Feijao

Análise Foliar de Feijão? Com o DRIS você aumenta sim a produtividade!

Alguns pesquisadores (e produtores) acreditam que não é possível realizar a análise foliar para a cultura do feijão. Essa afirmação é baseada na análise foliar pelo método de suficiência de nutrientes, que exigiria a coleta das amostras foliares no estádio R5, já no período da floração, tornando inviável a aplicação de qualquer nutriente, já que temos que considerar ainda o envio das folhas, realização na análise no laboratório e aquisição de fertilizantes para aplicação.

Mas se você está procurando informações sobre aumento da produtividade do feijão ou mesmo sobre a análise foliar de feijão e chegou até aqui é porque acredita que há sim a possibilidade de melhorar o manejo nutricional do feijoeiro.

A Laborsolo dispõe de um banco de dados de DRIS para o feijão (assim como muitas outras culturas) que permite SIM a realização da Análise foliar do feijão. Isto porque, no caso do DRIS, a coleta das amostras de tecido foliar do feijão podem ocorrer no estádio V4, coletando-se a terceira folha de cima para baixo (como na soja), ou seja, ainda no estádio vegetativo.

A coleta neste estádio (de 30 a 35 dias após o plantio) permite sim que o produtor envie a amostra a Laborsolo (em Londrina, Toledo ou Passo Fundo), tenha o resultado da análise e possa aplicar os nutrientes limitantes ainda antes do período de floração, fornecendo os nutrientes necessários para que o feijoeiro se desenvolva e produza grãos maiores e/ou em maior quantidade.

A tecnologia disponível, no caso do DRIS do Feijão, está ao alcance de qualquer produtor, mesmo os de menor porte e garante maior eficiência no uso de fertilizantes e maior rentabilidade a propriedade.

Como 79% da área de feijão no Paraná, maior estado produtor, já foi plantada neste mês de outubro, já é tempo de se planejar, solicitar o seu orçamento e ficar atento ao estádio V4 para enviar suas amostras!

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *