Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Monitoramento Safra

Após plantio: período é de monitoramento da safra

Plantio da soja está finalizado no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, e chega a última semana no Paraná e Rio Grande do Sul, o que totaliza mais de 95% do plantio finalizado no país.

Algumas regiões vem sofrendo com a falta de chuvas e outras estão enfrentando chuvas em demasia, mas no geral o desenvolvimento das plantas estão dentro do esperado pelo setor.

Após finalizado esse primeiro estágio o momento é de apreensão quanto ao manejo e evolução da Helicoverpa armigera, que já vem sendo combatida em diversas regiões e está causando impacto menor do que o previsto inicialmente.

Mas se por um lado o produtor fica aliviado, de outro deve manter-se focado. É hora de acompanhar o desenvolvimento e realizar a análise de tecido foliar para prover a suplementação necessária a lavoura.

Não se pode esquecer, que a primeira análise foliar é fundamental, ela deve ocorrer quando o 3ª trifólio estiver recém-maduro, isso deve ocorrer entre o V5, R1 e R2 (dependendo da variedade cultivada).

Neste período, e quando realizado bem no início, é possível detectar as deficiências ou excessos de micronutrientes para que a correção possa ser feita de forma imediata a fim de garantir a nutrição ideal da planta.

Aguardar o surgimento de algum sintoma, principalmente após o R2, pode ocasionar perdas irreversíveis a lavoura, principalmente no caso de deficiência de micronutrientes essenciais ao crescimento das plantas como Boro, Ferro, Cobre, etc.

Não se pode esquecer também que, após a aplicação de uma suplementação foliar é necessário realizar uma segunda análise foliar, aproximadamente 20 dias após a aplicação para verificar o novo balanço nutricional da planta.

Fique atento. Garanta a nutrição adequada a sua lavoura e tenha uma melhor produtividade!

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *