Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Trigo Dris

Clima exige cuidados redobrados com a nutrição do Trigo

Com praticamente 100% do plantio de trigo concluído no Rio Grande do Sul os produtores devem agora se preocupar com a nutrição das plantas. As geadas que atingiram o estado nos últimos 10 dias afetaram muito pouco a cultura, já que ela se encontra ainda no estágio vegetativo. Segundo os técnicos que acompanham a lavoura os eventuais danos por crestamento de folhas são perfeitamente recuperáveis, desde que a fertilidade e a umidade do solo se encontrem em níveis adequados.

É justamente neste ponto que é preciso atenção. Em muitas regiões o déficit hídrico acumulado durante este mês de julho é bastante expressivo, ultrapassando, em alguns casos, 90% a menos de chuva prevista para o período (Ijuí 95% e Erechim 92%). Os prognósticos sobre a meteorologia sinalizam que esses índices devem permanecer até o final o final do mês, com pouca probabilidade de chuvas mais abundantes nos próximos dias.

Diante deste prognóstico é preciso ficar atento à nutrição das plantas. Realizar uma análise foliar com o DRIS da Laborsolo de forma antecipada irá permitir acompanhar o equilíbrio nutricional da lavoura evitando problemas futuros por conta da estiagem. A 1ª coleta pode ser realizada assim que a planta tiver 3 a 4 folhas expandidas.

>> Temos um Protocolo de Coleta de Amostras de Tecido Vegetal (Folhas) para Trigo para download gratuito CLIQUE AQUI.

Os relatos de campo dão conta que as lavouras, de maneira geral, se ressentem de umidade mais elevada no solo para o desenvolvimento mais efetivo e vigoroso, apresentando plantas amareladas e com crescimento aquém do desejado em muitos casos. É preciso acompanhar de perto esses primeiros sintomas a fim de fazer a aplicação dos nutrientes limitantes e só com o DRIS é possível antecipar o diagnóstico e fazer a melhor recomendação de fertilizantes para o trigo.

Segundo os técnicos o trabalho de controle de plantas concorrentes e a aplicação de fungicidas têm se mostrado ineficazes devido à baixa umidade do ar registrada nos últimos dias.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *