Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Cultura Inverno

Culturas de inverno: vantagens e cuidados

Já está terminando a colheita da safrinha? Vai cultivar uma cultura de inverno? Na região sul é comum o cultivo de trigo como cultura de inverno, mas as opções são as mais variadas e variam de acordo com região, terreno e cultura de verão.

A Embrapa Agropecuária Oeste (MS), por exemplo, tem recomendado o plantio de oleaginosas como crambe, nabo-forrageiro e canola, ou gramíneas, como aveia e trigo no estado do Mato Grosso do Sul. Segundo as pesquisas realizadas pela Embrapa terras sem lavouras sofreram aumento de plantas daninhas, especialmente buva e capim-amargoso, além disso o pousio também auxilia na manutenção de pragas.

Áreas que foram fortemente atingidas pela El Niño e não tiveram a segunda safra, podem ficar até 6 meses sem cultivo, o que obriga o produtor a realizar pulverizações de herbicidas para controlar as ervas daninhas. O plantio de uma cultura de inverno pode contribuir para o equilíbrio financeiro da propriedade, principalmente se a cultura possuir bom potencial de comercialização.

Além do potencial econômico (trigo, painço, girassol, sorgo, canola, cevada e aveia) há outras vantagens:

  • a rotação de culturas, no longo prazo, reduz o estresse sobre o sistema solo/planta/microorganismos, resultando em maior estabilidade e dinâmica de nutrientes no solo;
  • reduz a seleção de plantas daninhas resistentes a herbicidas;
  • beneficia os inimigos naturais;
  • reduz a pressão de pragas e doenças e, como consequência, a utilização de defensivos agrícolas (inseticidas, herbicidas e fungicidas)
  • auxilia no processo de mineralização do nitrogênio no solo

Mas vale lembrar também que, apesar de secundária, precisa de cuidados, principalmente no que diz respeito a nutrição. Para bons rendimentos e aumento da lucratividade a análise foliar se torna fundamental.

A Laborsolo dispõe de análise foliar com DRIS para as principais culturas de inverno como: aveia branca, cevada e trigo.

Entre em contato com nossas unidades de Londrina (43 3338-5738), Toledo (45 3378-1202) ou Passo Fundo (54 3315-7604) e feche um pacote com análises foliares para culturas de inverno e análise de solo já para o plantio da próxima safra de verão!

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *