Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Materia Seca Dris

Índice de Matéria Seca no DRIS: você sabe o que é?

O Índice de Matéria Seca (IMS) – também conhecido com M-DRIS – consiste num índice retirado das normas DRIS como se a matéria seca fosse um elemento nutriente, isto é, ele é considerado nos valores de referência.

Desta forma a matéria seca é correlacionada com todos os outros nutrientes e assim é possível encontrar seu respectivo índice. Da mesma forma como os nutrientes o índice ideal de matéria seca é zero.

Se o índice for negativo significa que a planta não acumulou matéria seca por algum motivo não nutricional. A grosso modo, seria concluir que a planta está acumulando mais nutrientes em seus tecidos do que produzindo matéria seca.

Do contrário, se o índice de matéria seca for positivo, significa que a planta está acumulando mais matéria seca do que nutrientes. Este fato pode levar a um déficit geral de nutrientes colocando-os em deficiência.

O Índice de Matéria Seca é elemento fundamental para a identificação de nutrientes “limitantes” e “não limitantes”. Para efeito de interpretação, só se indica um elemento como deficiente se seu Índice DRIS for menor que o Índice de matéria Seca.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *