Labor news

2014-09-02 - Análise de tecido foliar

Laborsolo agora oferece DRIS para a banana

A banana é uma fruta muito consumida e produzida no Brasil, recentemente as discussões em torno da sua produção estiveram ligada a importação do produto e o risco de doenças e pragas que poderiam chegar através destas frutas importadas.

A bananeira demanda muitos cuidados no que diz respeito a sua nutrição, para atingir uma boa produtividade é preciso monitorar, principalmente, o potássio e o nitrogênio disponível. A detecção, entretanto, de deficiências nutricionais muitas vezes é tardia e prejudicada, no seu modo visual, pela presença de agentes bióticos e abióticos, requerendo a diagnose foliar.

Segundo estudo realizado por Ana Lúcia Borges (Embrapa Mandioca e Fruticultura) e José Tadeu Alves da Silva (EPAMIG), o método que melhor tem realizado a avaliação nutricional da bananeira é o DRIS. Os pesquisadores ressaltam ainda a importância do banco de dados que será utilizado como referencia, para assim proceder a uma diagnostico mais preciso da nutrição da planta, reduzindo os investimentos em fertilização, já que este método considera o Índice de Balanço Nutricional, que avalia de maneira mais adequada as condições nutricionais da planta.

A partir de agora a Laborsolo também disponibilizará aos seus clientes o DRIS para a banana, ampliando ainda mais o leque de culturas atendidas pelo método no seu laboratório de análise foliar.

Deve-se destacar a importância da coleta da amostra de folhas sadias, livres de queimadura do sol e de danos causados por inseto. As folhas deverão ser acondicionadas em sacos de papel e enviadas ao laboratório para análise através do método mais rápido (entrega diretamente no laboratório ou via entrega expressa (Sedex) a fim de evitar a degradação da amostra.