Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Premissas

Premissas para uma amostra de folhas de qualidade

No artigo anterior falamos sobre a importância de delimitar as áreas amostrais, mas os cuidados para coletar uma boa amostra de folhas para análise vão além! É preciso tomar ainda outros cuidados, que chamamos aqui de premissas:

O que fazer e o que evitar na hora da coleta

O que fazerO que evitar
As amostragens devem ocorrem enquanto as plantas estão túrgidas, ou seja, em perfeitas condições.Não realize a coleta se as plantas estiverem sob estresse hídrico, espere a primeira precipitação agronômica (>20mm) e faça a coleta 2 a 3 dias depois.
Sempre colete as folhas em plantas cujo porte e vigor representem a área amostral.Evite coletar amostras de plantas dominantes e dominadas.
Colete sempre folhas sadias, livres de injúrias e sintomas de doenças ou ataques de pragas.Só colete folhas com injúrias, sintomas de doenças ou ataque de pragas se este for o objetivo da amostragem
Em caso de sintomas visuais em “reboleira”, realize amostragem específica para a área-problema. Nestes casos recomenda-se uma segunda amostra em área adjacente que não apresente o problema para fins de comparação.Não misture amostras que apresentam sintomas visuais com amostras sadias.

Sempre que possível procure georreferenciar os pontos de subamostragem. Equipamentos de GPS comuns são suficientes para fins de avaliação nutricional.

No caso da soja e do milho, não se esqueça de coletar a folha índice, normalmente a 3ª ou 4ª folha a partir do ápice da planta, coletando-a completa com o pecíolo ou nervura.

Faça o download de nossos protocolos de coleta de amostras! Clique aqui!

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *