Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Nutricao

Semeadura finalizada. É hora de cuidar da nutrição

Oficialmente terminou o plantio da safra verão 2014/2015 de soja e milho em diversas regiões, o relativo atraso (comparado a safra passada) em virtude da estiagem no início da janela de plantio coloca em risco o cultivo da safrinha, sendo assim, como nos modelos de cultivos norte-americanos, é preciso centrar os esforço para garantir uma maior produtividade da safra que está plantada para garantir os recursos para até a próxima safra.

O primeira passo nesse processo é, sem dúvida, monitorar a nutrição vegetal através da análise foliar. Muitas lavouras estão chegando saindo do estádio de emergência outras já estão nos estádios vegetativos e já é hora de encaminhar suas amostras para o laboratório para análise.

Com a perspectiva de apenas uma safra em algumas regiões, e com a forte oscilação no mercado internacional dos preços da soja e do milho, é preciso racionalizar os recursos e nada melhor do que começar por um dos insumos mais caros: NPK.

A análise foliar com uso do método DRIS permite identificar quais são os nutrientes que de fato estão restringindo o crescimento e a produtividade da lavoura, analisando estes dados é possível reduzir muito os gastos com insumos que não irão contribuir para a produtividade, visto que muitas vezes eles já estão presentes e disponíveis às plantas.

Avaliar os elementos restritivos, corrigir essa necessidade nutricional e voltar a analisar para manter o equilíbrio na planta é o mais sensato neste momento.

Não podemos também esquecer de realizar o controle de pragas e doenças através do MIPD, já que com o manejo é possível economizar em fungicidas e inseticidas, outros dois elementos que consomem muitos recursos dos produtos.

Vá ao campo, observe o desenvolvimento, colha suas amostras e envie para análise na Laborsolo.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *