Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Envio Amostra

Tamanho e cuidados com o envio de amostras foliares

Além de seguir as premissas para uma boa coleta de amostras foliares como falamos neste artigo, agrupar adequadamente as áreas amostrais como tratamos neste outro artigo, é preciso ficar atento também ao tamanho das amostras.

Quando se trata de tamanho da amostra há sempre 2 pâmetros importantes:

  • Densidade amostral
  • Densidade subamostral

Quando falamos de densidade amostral estamos falando do tamanho da área que uma determinada amostra irá representar. Isto é, considerando os critérios de agrupamento já citados no outro artigo, uma amostra composta não deve representar mais do que 50ha. Isso quer dizer que numa área de 500ha, por exemplo, haverá no mínimo 10 amostras, podendo ser necessário um número maior de acordo com as condições da área, manejo pré-cultivo, sinais visuais de desequilíbrio, cultivares, etc.

Já quando falamos de densidade subamostral estamos falando da quantidade de folhas que devem ser coletadas em campo para compor cada amostra composta. Recomenda-se a coleta de 30 a 50 folhas tomadas aleatoriamente (de plantas cujo porte represente a população da área) e distribuídas na área amostral de forma representativa.

Lembre-se que após a coleta das folhas é preciso retirar partículas de terra ou poeira aderidas à superfície da folha, mas nunca utilize água ou qualquer outro líquido (você pode utilizar um pincel ou mesmo as mãos, lembrando de limpa-los entre uma folha e outra).

Para enviar utilize sacos de papel (jamais acondicione as amostras em sacos plásticos) e procure enviar no mesmo dia da coleta. Caso seja necessário enviar no dia seguinte, guarde as folhas dentro do saco de papel e mantenha-o aberto na geladeira até o momento do envio.

Você pode entrar em contato com nossas unidades e solicitar nossas embalagens para envio. Elas são de papel e já possuem todos os campos necessários para identificação da amostra impressos na embalagem (e o melhor: nossos clientes são gratuitas!)

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *