Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Agrupar Amostra Folha

Você sabe como agrupar as áreas amostrais para coleta de folhas?

O Dr. Roberto Fioretto sempre diz: “O laboratório não elimina o erro da amostra”, o que ele quer dizer é que o primeiro passo para uma Análise de qualidade (seja folha, solo, água, fertilizante) é uma amostragem correta.

A análise corresponde exatamente à amostra que foi entregue, por isso é preciso conhecer os procedimentos para que se possa obter uma amostra de qualidade!

Neste artigo vamos abordar os critérios para agrupamento das áreas amostrais para coleta de folhas (amostras de tecido vegetal). Elas são bem distintas dos métodos utilizados para a coleta de solo. Fique atento!

  1. Considere as características do solo: textura, cor e profundidade;
  2. Leve em consideração o histórico de cultivo: separe áreas de abertura e cultivo recentes (até 10 anos em plantio direto), áreas com mais de 10 anos, áreas que receberam aplicações de corretivos de acidez, condicionadores de solo e fertilizantes, áreas irrigadas (ou fertirrigadas), áreas de sequeiro e até mesmo áreas que obtiveram produtividades históricas distintas;
  3. Mantenha o controle das datas de plantio: agrupe as áreas com intervalos de no máximo 5 dias entre início e final do plantio. Lembre-se de separar as plantas que estejam em estádio fisiológicos diferentes;
  4. Agrupe áreas que receberam adubação pré-plantio, plantio ou cobertura;
  5. Atente-se aos cultivares, o ideal é que cultivares diferentes sejam amostrados separadamente, mesmo que os demais critérios tenham sido observados, já que as respostas aos nutrientes podem ser diferentes.

Essas dicas valem para qualquer cultura! Soja, Milho, Trigo, Cana-de-Açúcar, Algodão, etc.

Faça o download de nossos protocolos de coleta de amostras! Clique aqui!

 

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *