Analise Fertilizantes3

[ALERTA] Não espere acontecer com você! Antecipe-se e analise seus fertilizantes!

A notícia se repete a cada ano, cada vez mais cedo e com mais frequência: a entrega de fertilizantes fora das especificações.

Os produtores mal começaram a adquirir adubos para a safra 2018/2019 e já temos o primeiro relato de fertilizante “falsificado à base de calcário”. A denúncia foi veiculada no portal Soja Brasil (link no final deste artigo).

Esta primeira denuncia serve como um alerta aos produtores para que façam internamente o seu controle de qualidade. A recomendação é que retirem amostras para análise de fertilizantes assim que o produto é entregue na propriedade, para ter a certeza de que o produto adquirido foi entregue corretamente.

O caso do Sr. Ivanir de Campos de Júlio (MT) demonstra a importância da inspeção no recebimento do produto, ele recebeu cerca de 100 toneladas de calcário granulado, o suficiente para cerca de 500 hectares. O jornalista que acompanhou o caso relatou ainda que o prejuízo do produtor poderia ser muito maior que os R$180 mil gastos com o adubo. Calcula-se que o prejuízo ao final da safra poderia atingir a casa de 1 milhão de reais com a queda da produtividade.

O que é preciso destacar neste caso é que o Sr. Ivanir percebeu que “havia algo errado” devido a diferença no volume das bags, mas nem sempre o problema é tão facilmente perceptível, muitas vezes visualmente não é possível notar nenhuma diferença, nestes casos apenas a análise química vai apontar os problemas que as garantias estavam abaixo das informadas no rótulo do produto.

Vale lembrar que o custo para a realização de uma análise de fertilizante do tipo que apresentou a adulteração na reportagem é mínimo comparado com seu custo do produto e com o prejuízo que pode vir a causar na safra.

O alerta vale também para corretivos! As rochas, como o calcário, podem sofrer variações nas suas composições que nem sempre são controladas adequadamente pelo fabricante, já que ele realiza o controle de qualidade por amostragem em lotes ainda maiores que o produtor rural.

Conte com a Laborsolo para se prevenir. É fácil, rápido e barato. Enviando sua amostra para nós, você fica sabendo em até 7 dias úteis se seu lote está em conformidade com o que você adquiriu ou não, e pode assim plantar com muito mais tranquilidade.

Reportagem original “Sojicultor compra fertilizante, mas recebe falsificação à base de calcário” >> http://www.projetosojabrasil.com.br/sojicultor-compra-adubo-mas-recebe-falsificacao-base-de-calcario/

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua há 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *