Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Analise Fertilizante

Após casos de adulteração Aprosoja-MT alerta para análise de fertilizantes

A Aprosoja-MT emitiu um alerta neste final de agosto sobre a necessidade de inspeção e análise de fertilizantes por parte dos agricultores.

Segundo dados da entidade, 15% dos fertilizantes entregues no estado do MT sofrem adulterações. Neste mês 2 casos chamaram a atenção, um em Nova Mutum e outro em Cláudia.

Em ambos os casos os produtores perceberam visualmente que havia algo errado com o produto.

No caso de Nova Mutum, das 9 mil toneladas adquiriras, 31 toneladas estavam com nutrientes abaixo do nível aceitável.

No caso de Cláudia o produtor notou que “todos [os pacotes] estavam sem aquele plástico branco por dentro, aí começamos a olhar e cavucar. Vimos que todos tinham uma camada por cima de, aproximadamente, 5 cm de adubo normal e para baixo era tudo um material branco, que não parecia ser fertilizantes”

O Diretor técnico da Aprosoja-MT, Nery Ribas, afirmou que “Não podemos perder, de maneira nenhuma, em um ano desse, que o custo de produção está alto. A produtividade deve ser buscada e fazer um plantio com fertilizantes que não estejam com a qualidade devidamente comprada. Para isso, tem o Procon, há entidades e instituições que podem ser recorridas. Então busque informação e sempre tenha um profissional ao seu lado”

De forma simplificada, você precisará seguir alguns procedimentos que envolve:

Coletar uma amostra utilizando uma sonda dupla perfurada de ponta cônica que deve ser colocada fechada e em diagonal na embalagem, abrindo-a. As amostra retiradas com a sonda deverão ser colocadas em um recipiente seco e limpo para após serem misturadas (homogeneizadas), reduzidas (quarteadas) até chegar a uma amostra de 250 a 300 gramas.

Conforme mostram as figuras abaixo:

1

Sonda Dupla Perfurada de ponta Cônica

2

Procedimento de coleta em sacos

3

Procedimento de coleta em bags

Após coletado o fertilizante deve ser encaminhado para o laboratório para análise de verificação de qualidade.

Aproveite e confira como é realizada uma análise de fertilizantes na Laborsolo em nosso passo a passo.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *