Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Analise Solo Aprosoja

Análises de solos incorretas afetam lucratividade da soja, afirma comitê da Aprosoja/MT

A Fundação MT e a APROSOJA criaram o Comitê Integrado para Avaliação da Qualidade de Análise de Solo no Estado de Mato Grosso (CIAQAS). O estudo realizado pelo CIAQAS entre 2013 e 2015 apontou variação acima do aceitável em 26% das análises de solo realizadas por alguns laboratórios.

O principal aspecto foi a exatidão dos valores. Essas incoerências nos resultados analíticos encontradas neste levantamento refletem os atuais questionamentos de profissionais e produtores sobre a qualidade dos laboratórios de análise de solo no estado de Mato Grosso”, conclui Leandro Zancanaro.

Os pesquisadores também concluíram que a descrição metodológica da análise de solo sobre fertilidade que consta nos laudos dos laboratórios é falha. “E, além de falha, compromete a interpretação agronômica”, explica Douglas Coradini.

O principal reflexo dos problemas encontrados nas análises de solo é no trabalho do agrônomo e no bolso do produtor. Essas análises levam a recomendações de aplicações de fertilizantes e corretivos de forma errônea e consequentemente uma queda na lucratividade

São duas situações:

  1. a recomendação foi insuficiente, neste caso a planta não apresentará todo o seu potencial, diminuindo a sua produtividade
  2. a recomendação foi excessiva, neste caso foi adquirido e utilizado corretivos e fertilizantes em excesso, o que aumenta o custo (reduzindo a lucratividade) e pode ocasionar ainda problemas de toxicidade nas plantas.

Para a Aprosoja, o estudo é de fundamental importância. “O levantamento serve para termos conhecimento da real situação dos serviços prestados pelos laboratórios. Nós buscamos excelência nos resultados para termos, como reflexo, mais produtividade, rentabilidade e sustentabilidade na atividade”, avalia o diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas.

Este estudo da Fundação MT/Aprosoja comprova que o investimento em análise de solo não pode ser renegado, nem negociado. O valor do investimento representa menos de 1% do valor de custeio e impacta na decisão de compra de insumos importantes que chegam a representar de 30 a 50% do valor investido na produção.

A Laborsolo sempre esteve engajada em proporcionar análises de alta qualidade. Investimos em tecnologia, em capacitação técnica e confiabilidade para garantir a segurança necessária a agrônomos e produtores, para que possam direcionar corretamente seus investimentos em insumos. Prezamos a metodologia, eficiência e qualidade dos nossos procedimentos laboratoriais. Temos um processo continuado de melhora técnica, participamos ativamente de processos de certificação e reavaliamos continuamente nossa metodologia. Tudo para garantir a transparência e confiabilidade em nossos serviços.

Sempre que for contratar um laboratório para realizar a análise de suas amostras verifique se ele possui certificação, se a metodologia e processos de laboratório são transparentes e se o laudo apresenta de maneira clara os resultados analíticos e a metodologia utilizada.

Como diz uma historinha contada nas aulas de administração rural: Eu posso te oferecer 3 coisas: Preço baixo, agilidade e qualidade altíssima, mas você só pode escolher 2! Cabe a você escolher! Nos dias de hoje acreditamos que a qualidade não pode ser deixada de lado em nenhum momento e normalmente as empresas que a oferecem incluem no pacote a agilidade!

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *