Labor news

2014-07-03 - Análise química de solo, Análise de tecido foliar

Chuvas no sul colocam produtores em alerta: diagnose foliar e manejo do solo são fundamentais

O Rio Grande do Sul, maior produtor de trigo está sob alerta. As fortes chuvas que atingem o estado estão causando preocupação.

Os produtores que conseguiram fazer a semeadura de trigo estão preocupados com o desenvolvimento da cultura, muitas áreas apresentam manchas foliares, chamando a atenção para uma eventual necessidade de aplicação de fungicidas, mas principalmente preocupam com a nutrição das plantas. A pouca incidência de luminosidade tem restringido a fotossíntese, e a chuva em excesso está levando os nutrientes, principalmente o nitrogênio, para camadas mais profundas do solo. Os engenheiros agrônomos da região já começam a alertar os produtores para acompanhar a nutrição via diagnose foliar para verificar a necessidade aplicação de fertilizantes foliares assim que as chuvas diminuírem.

Outra preocupação é com as áreas que irão receber soja no verão, algumas são provenientes de pastagem, outras do cultivo de arroz no Rio Grande do Sul e precisam de cuidados no inverno. O alerta da Cooplantio, é para que os produtores não abandonem essas áreas no inverno. Se não for possível o plantio de trigo, o manejo deverá incluir uma cultura de cobertura para evitar o estresse hídrico, tanto de excesso quanto déficit.