Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Compactacao Solo

Compactação do solo é preocupação no Rio Grande do Sul

O governo do Rio Grande do Sul está criando um programa para incentivar as boas práticas de conservação do solo e pensa até em remunerar produtores que cuidam bem da terra.

Segundo levantamento realizado no estado menos de 10% dos produtores adotam práticas de conservação do solo, o secretário de agricultura do estado afirmou que há muitos terrenos degradados e que o principal fator limitador é a compactação do solo.

O volume de chuva nem de longe é um problema para o produtor gaúcho, pois há água em boa quantidade. De acordo com o secretário, em regime de chuvas, o estado estaria em pé de igualdade com as áreas produtoras de soja nos Estados Unidos e na Argentina, com volume em torno de 700 milímetros por ano. “Nosso principal gargalo hoje é fazer com que essa água fique mais armazenada no solo”, afirma.

Para que isso ocorra de forma eficiente é preciso ter o que o engenheiro agrônomo Dirceu Gassen chama de “solo atleta”, uma terra que nunca pare de produzir. Ele afirma que a qualidade do solo pode ser verificada pelo número de dias em que permanece com cobertura vegetal cultivada. “Eu colho uma cultura, vou plantar outra, e, entre essas duas culturas, eu vou fazer a preparação do atleta solo”, afirma.

Gassen recomenda cultivos como braquiária, aveia, nabo, milho, milheto ou mesmo arroz plantado como adubação verde, em um período de dois meses para construir estrutura da terra. O objetivo é melhorar a estrutura do solo, permitindo que a água infiltre.

O secretário de Agricultura do estado, Ernani Polo, afirma que vêm mantendo diálogo com a Agência Nacional de Águas (ANA) para criar um modelo de pagamento para quem se preocupa com o solo. “Eu acho que é justo remunerar aqueles que cuidam, que fazem a sua parte”, diz.

Quer melhorar a qualidade do seu solo? Conte com o apoio da Laborsolo Express de Passo Fundo! Fale com nossa equipe e tenha as informações necessárias para fazer a análise química e física do seu solo!

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *