Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Analise De Solo Motivos

Confira 9 motivos para fazer sua análise de solo em maio

Todo produtor está cansado de ouvir que é preciso ficar atento à acidez do solo. Nossos solos tropicais realmente possuem acidez elevada e isso pode impactar negativamente na produtividades das áreas.

Solos ácidos podem concentrar grandes volumes de alumínio e manganês, o que pode reduzir a fertilidade na medida em que dificulta a expansão do sistema radicular das plantas.

A safra 2015/2016 apresentou uma situação atípica: solos mais secos e quentes ao norte e sob muita chuva mais ao sul, o que pode implicar na mudança do manejo para aprimorar a sua fertilidade.

Nas áreas mais secas, a reação da calagem (ou gessagem) no solo costuma ser mais lenta pela falta de umidade. Nas áreas onde ocorreram muitas chuvas esses elementos podem ter lixiviado, diminuindo o seu poder residual. Daí a importância de realizar a análise de solo todos os anos (em especial neste!)

Alguns motivos para fazer a sua análise de solo agora em maio

  • Motivo 1: Coletar a amostra do solo enquanto ainda há umidade proveniente da safra de verão é mais fácil
  • Motivo 2: Fazer a análise de solo mais cedo permite enviar suas amostras com tranquilidade para nosso laboratório
  • Motivo 3: Com os resultados em mãos mais cedo, seu agrônomo poderá fazer com maior confiabilidade os cálculos das recomendações de correção
  • Motivo 4: Com a recomendação em mãos mais cedo, você pode se programar melhor para fazer a compra dos corretivos (e incluí-los no seu financiamento de custeio da safra)
  • Motivo 5: Comprando antecipado os seus corretivos, você poderá conseguir preços melhores no produto e no frete
  • Motivo 6: Você terá tempo para aplicar o corretivo (mesmo que já esteja com o plantio da safra de inverno no campo)
  • Motivo 7: São necessários no mínimo 90 dias para que a calagem ou gessagem atinja o ponto ideal de reação com solo ácido
  • Motivo 8: Aplicando o corretivo ainda em maio ou começo de junho, você terá tempo de fazer uma análise extra, antes do plantio, para verificar se a reação foi adequada, orientando a compra dos demais insumos
  • Motivo 9: Você pode aproveitar e fechar um pacote completo para a safra 2016/2017 com análise de solo e análise foliar por um preço especial com nossa equipe de vendas em Londrina, Toledo ou Passo Fundo!

Confira no Infográfico:

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *