Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Argissolos

Conhecendo os solos brasileiros: Argissolos

Série de Artigos: Conhecendo os solos brasileiros

Os Argissolos compõe 26,84% dos solos brasileiros, segundo o segundo maior tipo de solo atrás apenas dos Latossolos.

Sua principal característica é o gradiente textural e a nítida separação entre horizontes quanto à cor, estrutura e textura.

Quando a drenagem variam de moderado a bem drenado, com textura muito variável, predominando textura média na superfície e argilosa em subsuperfície.

São muito susceptíveis a erosão quando o gradiente textural é acentuado (textura arenosa/média), principalmente quando há presença de cascalhos e relevo com fortes declives (caso onde indica-se apenas para uso em pastagem, reflorestamento ou área de preservação) já que sua fertilidade química é predominantemente baixa.

Quando na forma de textura média/argilosa e argilosa são indicados à exploração agrícolas pois possuem elevada capacidade de água disponível e boa reserva de minerais.

Assim como os latossolos apresentam grande acidez, mas se diferem por apresentar teores de Fe2O3.

Foto: Embrapa Solos

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *