Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Cambissolos

Conhecendo os solos brasileiros: Cambissolos

Série de Artigos: Conhecendo os solos brasileiros

O cambissolo, juntamente com os neossolos, formavam um grupo que anteriormente era conhecido como solos Litólicos. Assim como os neossolos, o cambissolo também é pouco profundo e é considerado um solo ‘jovem’, com textura média e presença de cascalho e silte.

De origem mineral, em algumas regiões apresenta boa reserva nutricional para as plantas, especialmente as de cultivo perene ou florestal. Por ser encontrado normalmente nas encostas, sendo assim de difícil mecanização.

Quando localizados em relevo plano é necessário o uso de corretivos visto que são muito ácidos, se possuírem baixa fertilidade (como em algumas regiões do Paraná) requerem também investimento em fertilizantes.

Também requer, assim como os neossolos, manejo constante para evitar a erosão.

Aqueles com espessura mediana, entre 50-100cm de profunidade, em relevo pouco movimentado possui bom potencial agrícola.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *