Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Conservacao Do Solo

Conservação do solo: muito além do plantio direto

O último dia 15 de abril foi o Dia Nacional da Conservação dos Solos e se torna especialmente relevante neste ano de 2015, instituído pela ONU como o Ano Internacional dos Solo.

Nós da Laborsolo, defendemos a conservação dos solos e as boas práticas para mantermos um solo fértil e por isso queremos propor mais uma reflexão acerca deste assunto.

No passado o estado do Paraná desenvolveu um programa de conservação baseado nos terraços, no Rio Grande do Sul foi realizado uma operação de recuperação por meio da aplicação de calcário. Num passado mais recente, esses projetos e operações foram deixados de lado em prol do plantio direto.

O diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, declarou que “Depois de acreditarmos que o plantio direto tinha resolvido a questão da conservação do solo, constatamos que essa técnica não é suficiente, pois há grandes perdas de solo, principalmente de água. Mesmo em áreas de plantio direto, quando mal manejadas, o solo fica compactado, o que impede a entrada das raízes e da água em profundidades maiores””.

Ele lembra que a água que não infiltra no solo vai provocar a erosão na lavoura e nas estradas, levando sedimentos para as baixadas, assoreando rios, contaminando mananciais hídricos com agroquímicos e reduzindo a fertilidade do solo.

Os dois estados retomam agora programas que visam a construção de terraços e a conservação da água nas lavouras, recompondo a boa fertilidade do solo e minimizando problemas com as estiagens.

Com informações da Emater/RS

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *