Sodificacao

Dia Mundial do Solo: Alerta contra a salinização e sodificação

O Dia Mundial do Solo é comemorado no dia 05 de dezembro e é uma iniciativa da FAO/ONU. O Tema de 2018 é “Seja a Solução para a Poluição do Solo”, entraremos juntos nesta campanha de conscientização da importância do solo!

Neste primeiro artigo, vamos falar sobre a Salinização e Sodificação do solo.

Os dois processos que envolvem o aumento dos sais solúveis (potássio, magnésio, cálcio, cloro, sulfato, carbonato e bicarbonato) e o aumento do teor de sódio no solo afetam negativamente o crescimento das plantas, reduzindo o rendimento das culturas e tornando os solos improdutivos.

Já falamos sobre a questão do sódio em outros momentos aqui no Laborsolo, em especial no que dizia respeito ao seu papel no processo de compactação do solo e também no aumento da resistência e presença de capim amargoso, planta que é adaptada aos solos com alta saturação de sódio e resiste bem a estresse abiótico.

A salinização também já foi discutida por aqui, conforme texto do Dr. Roberto Fioretto que alerta sobre uma possível salinização induzida (por K) em áreas com palhadas que podem lixiviar e levar a um acúmulo de potássio na camada superficial do solo, levando inclusive a desagregação das argilas.

Veja o infográfico produzido pela FAO/ONU:

 

O momento é de reflexão sobre os processos e procedimentos que utilizamos visto que nosso solo já é considerado ‘pobre’ e no infográfico apresentado tem tendência de deterioração.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua há 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *