Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Cuidar Solo

Dia Mundial do Solo: Por que cuidar do planeta começa pelo solo?

“Cuidar do planeta começa pelo solo” … O tema central do Dia Mundial do Solo 2017

O solo, como o ar e a água, é fundamental para a vida na Terra. Cuidar do planeta e do meio ambiente significa cuidar dos seus solos.

Os solos são incrivelmente resistentes, mas também são frágeis e podem ser facilmente danificados ou perdidos. Se estamos realmente empenhados em um futuro melhor para todos nós e para as próximas gerações, vamos começar a trabalhar a partir do solo, dos nossos solos.

É preciso explorar todo o potencial dos solos para não só apoiar a produção de alimentos, mas também pensando no sequestro de mais carbono, armazenar e fornecer mais água limpa, manter a biodiversidade e aumentar a resiliência ambiental a um clima em mudança, para isso é preciso um manejo sustentável dos solos.

Os solos são essenciais para alcançar a segurança alimentar e erradicar a fome

“Os solos são a base da agricultura, é onde começa a comida”.

Noventa e cinco por cento dos alimentos são produzidos em nossos solos. Sem solos saudáveis, não poderíamos cultivar nossos alimentos. Em 2050, a população global crescerá para mais de nove bilhões, obrigando os agricultores a produzir 49% mais de alimentos sob um clima cada vez mais variável e difícil de prever. Sem solos saudáveis, não seremos capazes de enfrentar esse desafio e sustentar o desenvolvimento humano.

Além disso, o solo é um recurso não renovável na linha do tempo humano, não podemos substituir todo o solo saudável que perdemos. Pode demorar até 1000 anos para formar 1cm de solo. A preservação do solo é essencial para a segurança alimentar e para garantir nosso futuro sustentável.

Os solos são essenciais para melhorar a nutrição

“A boa saúde começa com a nutrição … Se alimentarmos o solo, ele nos alimentará”.

A segurança alimentar e a nutrição dependem de solos saudáveis ​​que são a base de nossos sistemas alimentares. Quase 80 por cento da ingestão calórica média por pessoa vem de culturas diretamente cultivadas no solo. Quase todos os nutrientes das plantas são retirados do solo e precisam estar presentes em quantidade e disponibilidade suficientes no solo. O suprimento de nutrientes para nossas culturas e alimentos depende, em primeiro lugar, dos nutrientes presentes nos solos. Dois milhões de pessoas ainda sofrem de falta de deficiências nutricionais. Os solos estão se deteriorando em todo o mundo, tornando-se menos férteis. Eles fornecem menos nutrientes para as plantas, levando a graves deficiências nutricionais nas culturas, com conseqüências diretas para o ser humano.

Os solos são essenciais para fornecer água limpa

“A água que bebemos é purificada pelos solos. Vamos minimizar a contaminação e dar aos nossos solos apenas o que eles precisam “.

A prevenção da contaminação do solo continua a ser a melhor maneira de garantir um solo saudável e segurança alimentar. Os solos saudáveis ​​têm a capacidade de filtrar materiais tóxicos, como metais pesados, pesticidas, sais, sedimentos e vírus de recursos de água doce, impedindo que eles se acumulem em níveis tóxicos e se tornem poluentes. Um uso sábio e integrado de fertilizantes químicos e orgânicos impede a acumulação de nutrientes nos solos e sua vazão em água moída e fresca, causando a poluição do nosso abastecimento de água. A manutenção da função de filtro dos solos é importante para todos os que desfrutam de um copo fresco de água limpa!

Os solos são essenciais para mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas

Os solos saudáveis ​​são nossos aliados silenciosos para combater as mudanças climáticas”.

Os solos constituem a maior reserva de carbono orgânico da Terra. Os solos saudáveis ​​podem potencialmente armazenar três vezes mais carbono orgânico que a atmosfera e o mundo dos vegetais. Os solos saudáveis ​​contribuem para mitigar as mudanças climáticas ao manter ou aumentar o seu conteúdo de carbono.

Os solos saudáveis ​​melhoram a resiliência às inundações e às secas, impactos de um clima em mudança: os solos saudáveis ​​com alto teor de matéria orgânica podem armazenar grandes quantidades de água, essenciais durante os períodos de seca. Os solos também podem atuar como uma esponja quando as chuvas são limitadas.

Os solos são essenciais para preservar a biodiversidade

“Os solos fornecem um dos maiores reservatórios de biodiversidade da Terra, hospedando uma quarta parte da biodiversidade do planeta”.

Existem mais organismos vivos individuais em uma colher de sopa de solo do que há pessoas na Terra.

A biodiversidade dos solos mantém os solos vivos: a diversificação agrícola e proximidade com as zonas florestais aumentam a biodiversidade do solo.

Os solos são essenciais para reduzir a migração forçada

“Sem solos saudáveis, as pessoas não podem produzir seus alimentos e são forçadas a migrar para se alimentar e suas famílias”.

Mais de 10 milhões de pessoas abandonaram seus países de origem devido a questões ambientais como a seca, erosão do solo, desertificação e desmatamento. Evitar a degradação do solo e copiar as secas a longo prazo pode, portanto, mudar o futuro da migração humana.

Texto original FAO/WORLD SOIL DAY 2017. Traduzido e adaptado por Laborsolo. 

 

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *