Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Gramados

Gramados de estádios de futebol requerem atenção como uma lavoura

Com a chegada da Copa do Mundo do Brasil as atenções da imprensa e dos apaixonados por futebol se voltam para as arenas que irão receber os jogos. Os estádios estão sendo inaugurados e, para que tudo corra bem até o meio do mês de julho, será preciso cuidado com os gramados.

Os cuidados com a grama e com o solo dos estádios é o mesmo que um produtor tem com sua lavoura: é preciso fazer a análise química e física do solo (verificando a presença dos macro e micronutrientes, capacidade de absorção e drenagem das chuvas) e também análise foliar (para verificar a nutrição da planta). O manejo envolve a correção do solo, adubação, aplicação de agrotóxicos e um manejo integrado de pragas e doenças.

Esses cuidados são fundamentais em qualquer tipo de gramado, até mesmo no gramado do campo de futebol da sua fazenda, da associação ou clube, mas nos estádios que sediarão a Copa do Mundo a preocupação é ainda maior. Alguns estádios irão receber jogos a cada 4 ou 5 dias, isto é, serão ‘pisoteados’ com frequência e precisam estar com a fertilidade do solo e nutrição das plantas em dia para que possam se recuperar em um prazo tão curto.

Outro ponto importante é que cada estádio está em uma região do país, o que leva cada gramado a ter um tipo de solo e um tipo de grama mais adequada as suas condições ambientais.

Não podemos esquecer que esses cuidados são permanentes, ou seja, após o término da Copa será preciso monitoramento constante em todas as Arenas, monitorando fertilidade do solo, nutrição de plantas e também acompanhando e prevenindo o aparecimentos de pragas e doenças. Cuidar do gramado de um estádio ou de uma lavoura de soja, milho ou qualquer outro vegetal é exatamente igual!

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *