Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Indice Saturaca Solo

Índices de Saturação na Análise de Solo: identifique rapidamente excessos e deficiências

Os índices de saturação apresentados no laudo de Análise Química do Solo da Laborsolo se referem à razão do teor encontrado na amostra em relação percentual com a CTC pH 7,0, ou CTC total. Por exemplo, a saturação de cálcio é o seu teor dividido pela CTC total e multiplicado por 100, ou seja:

Ca% = Ca ÷ CTC x 100.

Assim é possível se calcular a saturação de todas as bases individualmente e expressa-las em porcentagem.

As bases determinadas na análise do solo são cálcio, magnésio, potássio e sódio. Estas são expressas em porcentagem como índice de saturação.

A soma de todos estes índices das bases (Ca %, Mg %, K % e Na %) é a V % ou Saturação de Bases.

É possível ainda calcular a saturação dos ácidos expressos em porcentagem de hidrogênio e alumínio, ou seja (% H+ + %Al 3+ ).

Ressalta-se, porém, que a saturação de alumínio é calculada em função da CTC efetiva, pois a pH 7,0 não há alumínio tóxico.

Dai que Al% = (Al ÷ CTC efetiva) x 100.

Portanto, caso ocorra a presença de alumínio no solo, a saturação total será maior que 100%, pois a saturação de alumínio será maior em função do CTC efetiva. Se não houver alumínio trocável no solo, a saturação de bases mais a saturação de ácidos sempre será igual a 100%.

indice-saturacao

No exemplo do quadro acima pode-se verificar as saturações das base como, Ca, Mg, K e Na, a saturação dos ácidos como H e Al (ressalta-se que a saturação de Al é calculada em função da CTC efetiva) e também a V% ou saturação total das base.

Anexo neste quadro há um Fertigrama hexagonal colorido que representa graficamente a saturação das bases e ácidos baseados nos parâmetros apresentados pelo pesquisador americano Dr. Willian Albrecht.

restituicao2

Dessa forma, se a saturação de cálcio, por exemplo se situar entre 50% e 65%, no fertigrama a cor correspondente é o verde. Se ficar entre 35% e 50% a cor correspondente é o amarelo que indica um alerta de que a saturação está abaixo do limite mínimo recomendado. Se for menor que 35% será vermelho. No exemplo acima a saturação de cálcio é de 40,46% portanto sua notação está no amarelo indicando que está abaixo do mínimo necessário e será necessário repor. Vide Restituição do Equilíbrio de Saturação.

O mesmo ocorre para os demais elementos.

No caso dos ácidos, estes não são desejados, uma vez que, não são nutrientes que se absorve via solo. Portanto, a saturação destes e representada de maneira invertida em relação as suas saturações no fertigrama. Isto é, quanto mais próximo de zero melhor é o equilíbrio, conforme a tabela abaixo:

saturacao

O sódio embora seja uma base não é desejável em altas concentrações nos solos, portanto sua notação se parece com os ácidos.

saturacao2

No fertigrama se representa de forma gráfica as várias saturações dos elementos, facilitando a visualização dos excessos e deficiências.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *