Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Insa

Instituto Nacional do Semiárido lança manual e cartilha sobre solo

O INSA (Instituto Nacional do Semiárido) acaba de lançar duas novas publicações gratuitas que poderão auxiliar agricultores, pesquisadores e técnicos no combate à desertificação no Semiárido brasileiro.

A primeira é o Manual Metodológico: práticas mecânicas, físicas e biotecnológicas do manejo e recuperação de áreas degradadas em condições semiáridas.

O manual metodológico apresenta e orienta a produção de cinco grandes tipos de tratamentos de manejo e recuperação de áreas degradadas: tratamentos para regulação de fluxos hídricos; tratamentos para aumento da infiltração; obras lineares de controle em encostas e taludes; tratamento de regulação de fluxos hídricos em voçorocas e, por fim, tratamento de controle e estabilização de encostas.

Clique aqui para fazer download do Manual Metodológico.

A segunda publicação é a cartilha “A desertificação”, que demonstra como ocorre o processo, o que precisa ser mudado e a diferença entre deserto e desertificação.

Para combater o processo de desertificação é necessário eliminar não apenas as consequências (erosão, salinização, assoreamento de rios e açudes), mas principalmente as causas. É preciso mudar o comportamento ambiental, econômico e cultural da sociedade em que vivemos.

De acordo com pesquisador do Insa, Alexandre Bakker, é urgente que “as pessoas tomem consciência da importância da conservação do solo no contexto das mudanças climáticas”. Para ele, isso só se dará a partir da educação, sendo contextualizada ou não.

“O melhor trabalho de combate à desertificação parte de conscientizar os agricultores, oferecer educação de qualidade e montar experimentos de pesquisa e recuperação em núcleos de desertificação”, conclui.

Partindo do âmbito da pesquisa, o Insa vem desenvolvendo ações voltadas ao controle, capacitação, conscientização e prevenção do avanço desse processo e, quando possível, recuperando áreas degradadas para uso produtivo.

Estudos indicam que a combinação de técnicas de controle de erosão e reflorestamento, com enfoques integrados de uso múltiplo ao nível de propriedades e microbacias, permite resultados satisfatórios no combate à desertificação.

Clique aqui para fazer download da cartilha A Desertificação.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *