Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Integracao Lavoura Pecuaria Floresta

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta funciona?

Um dos assuntos mais falados atualmente é a integração Lavoura-Pecuária-Floresta e suas variações (Lavoura-Pecuária ou Pecuária-Floresta), mas você sabe como funciona?

A integração Lavoura-Pecuária-Floresta busca promover a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia. Busca melhorar a fertilidade do solo com a aplicação de técnicas e sistemas de plantio adequados para a otimização e a intensificação de seu uso. A integração também reduz o uso de agroquímicos, permite o controle de processos erosivos, além de propiciar diferentes fontes de renda, que podem suprir a propriedade no caso de problemas climáticas ou econômicos.

Grande parte dos interessados no sistema provém da Pecuária e buscam a integração como forma de recuperar áreas de pastagens degradadas, o risco para os pecuaristas diz respeito ao manejo de novas culturas, sejam anuais (em sucessão ou em rotação) ou de floresta, atividades que não fazem parte do dia a dia do pecuarista.

Do outro lado há também a possibilidade de agricultores aderirem aos sistemas de integração, sejam porque planejam a rotação de cultura, utilizando a pastagem para manter a área coberta e produtiva, ou a integração com floresta, na medida que precisam, por exemplo, evitar a erosão por vento. Nestes casos, em especial do consórcio lavoura-pecuária, o agricultor terá também que aprender um novo manejo, agora animal.

Para o pecuarista que irá começar uma integração

O pecuarista que está buscando a integração com lavoura e/ou floresta, precisa agora planejar todas as atividades agrícolas da propriedade, em paralelo a atividade pecuária, o que inclui a seleção da cultura, manejo do solo (análise química e física, correção e adubação quando necessário) e o manejo das plantas (análise foliar, suplementação foliar, manejo integrado de pragas e doenças, etc), em alguns casos será preciso planejar também questões ligadas a irrigação, fertirrigação e, é claro, comercialização das safras. O principal benefício é que todo o manejo de fertilidade de solo e nutrição de plantas também atingirá o capim, melhorando o seu aproveitamento.

Para o agricultor que irá começar uma integração

O agricultor que está buscando a integração com pecuária e/ou floresta, precisa se preocupar com a escolha das variedades (no caso de floresta) que sejam mais adequadas a sua área e economicamente viável dentro do seu planejamento, e com o manejo de animais (no caso da pecuária), selecionando a raça mais adequada as variações climáticas e nutricionais da região, acompanhar a saúde e nutrição do animal. Ele deverá também se preocupar com a qualidade do sal mineral (que pode ser verificada através da Análise de Sal Mineral) e com a qualidade do volumoso (que deve ser medida através da Análise Bromatológica) a fim de maximar o potencial da área.

Esse tipo de integração tem mostrado excelentes resultados nas pesquisas que estão sendo realizadas já que promove a recuperação de áreas degradadas de forma economicamente viável e, muitas vezes, sustentável.

Um encontro realizado em Ribeirão Preto neste mês de setembro discutiu o assunto e fez um alerta aos pecuaristas: é preciso cuidar do pasto da mesma forma como se faz com outras culturas comerciais. Se fizerem isso regularmente (manejo de solo com análise química e física e manejo de nutrição das plantas) o risco de degradação é mínimo e o rendimento cabeças/hectare será cada vez melhor.

Lembrando que a Laborsolo é um laboratório com soluções em diagnóstico para todos os casos! Contamos com Análise química e física do Solo, Análise foliar (inclusive com DRIS de Eucalipto), Análise de Corretivos e Fertilizantes e Análise de Sal Mineral e Volumosos para alimentação animal (Bromatológica)

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *