Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Manejo Solo

Manejo adequado do solo é fundamental para sobrevivência da planta

Recente reportagem da Gazeta do Povo mostrou como o manejo do solo é fundamental para a sobrevivência e produtividade das lavouras.

O artigo ressalta que na Fazenda Mutuca (em Arapoti) dos 2,8 mil hectares cultivados no verão algumas áreas deram menos da metade do pico de 6,2 mil quilos por hectare que haviam sido alcançados na safra 2011/2012.

Algumas áreas tiveram 50 dias secos entre dezembro e fevereiro, perdendo o equivalente a 250mm de chuva. O proprietário Ely Azambuja Germano Neto conta que “É preciso criar condições para que a lavoura guarde esse volume de umidade para uma adversidade”, aponta. E criar essas condições significa construir um solo com espessura fértil maior e cobertura de palha espessa, explica.

A fazenda recebeu 400 produtores do Brasil e do exterior na última semana para discussões técnicas. Uma trincheira foi aberta para mostrar uma área em que as raízes do milho se aprofundaram por mais de um metro em busca de fósforo, potássio, nitrogênio, zinco, ferro e outros nutrientes.

É preciso se preocupar com as alterações climáticas, planejar melhor a cobertura e, principalmente estar atento a capacidade do solo fornecer os macro e micronutrientes necessário a lavoura. Não se pode esperar que as raízes se aprofundem tanto em busca de água e minerais. É preciso estar atento a necessidade da planta e do solo.

Fonte: Gazeta do Povo online/ Foto: Lineu Filho/Gazeta do Povo

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *