Pecuaria

Pecuarista também precisa de análises? É claro que sim! E ainda mais que o Agricultor!

Quando falamos de análises agronômicas parece que seu uso fica restrito à agricultura, mas você sabia que os Pecuaristas (tanto de corte quanto de leite) precisam ainda mais dos serviços de um laboratório de análises como a Laborsolo?

A pastagem requer o manejo como qualquer outra cultura!

Se nós nos alimentamos de arroz, feijão, milho, trigo e outras plantas o gado se alimenta de pastagem e silagem (feita com milho, sorgo, soja e outras plantas), por isso é preciso cuidar da pastagem e de outras culturas que irão compor a silagem para os períodos de seca com a mesma atenção que o sojicultor!

Para isso o Pecuarista tem à disposição para o diagnóstico e manejo mais eficiente da pastagem as seguintes análises:

Análise de Solo (química e física): para identificar a disponibilidade de minerais para o desenvolvimento da pastagem, verificar eventuais processos de compactação e degradação do solo. Elas são elementos fundamentais para o planejamento da produção de boi à pasto!

Análise de Tecido Vegetal: uma das principais opções do pecuarista para o desenvolvimento da pastagem é a Brachiaria, além de ser muito nutritiva para o gado ela se adapta muito bem as condições climáticas, oferecendo boa cobertura de solo, formação rápida e boa adaptação a solos rasos e ambientes mais secos. A melhor forma de garantir um excelente desempenho na formação e reforma de pastagens é realizar o monitoramento nutricional da Brachiaria através da Análise Foliar com DRIS, disponível na Laborsolo.

Análise de Corretivos e Fertilizantes: Com o planejamento em mãos e os resultados do diagnóstico da análise de solo é possível estabelecer um plano de correção e fertilidade do solo. Após a compra dos corretivos e fertilizantes o pecuarista também pode contar com a análise de corretivos e fertilizantes (minerais e orgânicos) para avaliar e garantir a qualidade dos insumos que serão utilizados.

Análise Bromatológica: Apesar da sua grande importância ela ainda é pouco conhecida e utilizada por pecuaristas! A análise bromatológica parte da análise do volumoso oferecido aos animais analisando sua composição química como matéria seca, proteína bruta, gorduras, fibras solúveis, cálcio e fósforo. Estas análises permitem uma melhor tomada de decisões sobre os processos básicos de alimentação animal, principalmente ruminante.

Análise de sal mineral: O sal mineral também é muito utilizado pelos pecuaristas e também necessitam de controle de qualidade a fim de garantir a máxima eficiência. Por isso realizar preventivamente uma análise de sal mineral deveria ser rotina! Através desta análise é possível conhecer (e conferir as garantias) quanto aos macro e micronutrientes que são oferecidos aos animais através do sal mineral.

Análise de Água para Agricultura: Os animais, assim como nós, também precisam de água e garantir a qualidade da água oferecida pode evitar diversos problemas! Por isso a Laborsolo também oferece a Análise de Potabilidade da Água, ideal para avaliar a água de rios, riachos, açudes e outras fontes de água para os animais. A análise de potabilidade inclui a análise microbiológica, química e de outras substâncias que podem oferecer riscos à saúde (humana e de animais).

Não podemos nos esquecer que pecuaristas também podem contar com toda a tecnologia disponível através do A2P (Agricultura de Alta Performance) tanto para a cultura da Brachiaria quanto para processos de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Converse com nossa equipe e conheça alguns casos de sucesso do A2P também na Pecuária!

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua há 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *