Bnc01

Quanto de nutriente é exportado do solo com a colheita? Parte 1 – Soja, Milho e Trigo

Série de Artigos: Balanço de Nutrientes nas Culturas
  • 1.Quanto de nutriente é exportado do solo com a colheita? Parte 1 – Soja, Milho e Trigo

Soja, Milho e Trigo é a “tríade de ouro” da Agricultura em grande parte do Brasil, algumas regiões do cerrado e do centro-norte do país utilizam ainda o algodão no lugar do trigo para fechar o sistema produtivo anual.

Neste primeiro artigo vamos tratar da Soja, Milho e Trigo, a combinação mais comum nos estados do sul, sudeste e parte do centro-oeste.

Resolvemos separar também estas 3 culturas pois os clientes que realizam a Análise Foliar aqui na Laborsolo já contam com o SUGFOL, um sistema exclusivo desenvolvido pela Laborsolo, que interpreta e gera automaticamente as recomendações de suplementação de macro e micronutrientes. Clique aqui para saber mais. 

Os dados abaixo foram compilados e distribuídos pelo IPNI (International Plant Nutrition Institute) e é referência para o cálculo de Balanço de Nutrientes nas Culturas.

Ter acesso e conhecimento destes números é fundamental para todo estudante ou profissional das ciências agrárias, já que é a partir deles que devemos calcular as recomendações a fim de evitar a diminuição da fertilidade do solo.

Soja

Milho

Trigo

 

Fonte: IPNI. Balanço de Nutrientes nas Culturas (BNC). Disponível em http://brasil.ipni.net/article/BRS-3293

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua há 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *