Labor news

2015-04-29 - Análise química de solo, Análise de tecido foliar

Recuperação de pastagens é fundamental para aumento sustentável de produtividade

Pesquisadores da Embrapa apontaram em estudos recentes que, com a recuperação das pastagens, a pecuária brasileira poderia duplicar o rebanho sem necessidade de desmatar novas áreas.

O alerta é fundamental no Ano Internacional dos Solos. Pasto com áreas de solo exposto, redução na capacidade de alimentar o rebanho e aumento dos cupinzeiros são fortes sinais de pasto degradado.

Os cupinzeiros, segundos especialistas da Embrapa, são indícios de que o solo apresenta acidez e desgaste e quanto mais cedo for identificado, menor será o custo de recuperação.

Quando feito de maneira correta, ainda no início do processo, a adubação adequada pode ser suficiente para correção, em casos mais críticos são necessários outros procedimentos como aração e correção do solo, o que pode elevar em até 600% os custos para recuperação.

A recuperação de pastagens também é importante para reduzir impactos ambientais e melhorar a absorção da água da chuva pelo solo.

A Laborsolo já apresentou resultados positivos do manejo de forrageiras com o uso do DRIS para a Brachiaria brizantha C.V. MARANDÚ (clique aqui para ler) e possui análises de solo e folha para avaliar as deficiências e permitir o uso racional dos recursos para a recuperação do solo e das pastagens.

Você também pode realizar uma avaliação completa da qualidade do solo através do A2P. Entre em contato conosco e veja como melhorar a qualidade do solo e da pastagem!

Foto: André Pimenta