Solos Atualizada

Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) tem edição atualizada!

O Brasil possui uma grande diversidade de solos em sua extensão continental. Dentre as 13 classes encontradas, predominam os Latossolos, os Argissolos e os Neossolos, que no conjunto se distribuem em aproximadamente 70% do território nacional. As classes Latossolos e Argissolos ocupam aproximadamente 58% da área e são solos profundos, ácidos e de baixa fertilidade natural. As demais classes de solos brasileiros são Cambissolos, Chernossolos, Espodossolos, Gleissolos, Luvissolos, Nitossolos, Organossolos, Planossolos, Plintossolos e Vertissolos.

Novas publicações trazem informações atualizadas sobre solos

A Embrapa Solos (RJ) lançou recentemente, durante o 21º Congresso Mundial de Ciência do Solo, novas edições do ‘Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS)’, do ‘Manual de Métodos e Análise de Solo’ e do livro de perguntas e repostas ‘Solos para Todos’, todas disponíveis para download gratuito no formato E-pub na seção de Publicações da página Solos Brasileiros.

Referência para pesquisadores, estudantes e produtores agrícolas desde 1997, o SiBCS ganhou uma inédita versão em inglês. A 5ª edição traz ajustes e correções de conceitos básicos relativos a definição de solo, caracteres e horizontes diagnósticos, bem como alterações de redação, redefinição da seção de controle, eliminação ou incorporação de classes de solos em todos os níveis categóricos.

A 3ª edição do ‘Manual de Métodos de Análise de Solo’ marca uma extensa atualização e ampliação da obra, contemplando não somente a revisão e atualização das metodologias já constantes das edições anteriores, como também a inclusão de novas metodologias, ampliando o seu escopo de utilização. O manual divide as metodologias de análises do solo em cinco áreas de interesse para os laboratórios: análises físicas; químicas; matéria orgânica; mineralogia e micromorfologia.

Já a nova edição do ‘Solos para Todos’ traz 271 perguntas e respostas sobre estudo do solo, fertilidade do solo e nutrição de plantas, compostagem e análises de solo e água. São respostas, redigidas em linguagem didática, para questionamentos do público acadêmico, de pequenos produtores rurais, de associações de produtores, de extensionistas rurais e da sociedade em geral recebidos ao longo dos anos pelo SAC Embrapa.

Acesse aqui:

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua há 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *