Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604

Análise Química do Solo

Tipos de Análises Químicas do Solo

Básica
Determina os parâmetros básicos da fertilidade do solo.  Macro (Ca, Mg, K, Na e P) e micro (Cu, Fe, Mn e Zn) nutrientes. Permite avaliar a necessidade de calagem e adubação com potássio e fósforo (com restrições). É suficiente para o financiamento de custeio agrícola.

Alumínio
Determina o teor de alumínio trocável, também chamada de acidez trocável, sendo indispensável para avaliar a necessidade de gessagem. Quando presente inibe o crescimento radicular e prejudica o desempenho das plantas.

Enxofre
Determina o teor de sulfato (SO42-), permitindo avaliar (com restrições) a necessidade de adubação sulfatada. Deve ser monitorado principalmente em camadas mais profundas.

Sódio
Determina o teor de sódio trocável, principal responsável pela salinização e muitas vezes presente em corretivos de acidez. Quando em excesso, induz deficiência de potássio.

Matéria Orgânica
Determina o teor de carbono orgânico no solo expressa em matéria orgânica do solo (MOS). Esta é o principal condicionador da fertilidade química e física do solo. Deve ser monitorada, pois determina a degradação ou desertificação dos solos agrícolas.

CTC Determinada
Determina a capacidade de troca de cátions (CTC) do solo. A CTC apresentada nas análises de solo é estimada através de um cálculo e pode conter erros por interferências externas. A determinação da CTC elimina esse erro, tornando o resultado mais preciso e as recomendações mais eficazes.

Carbono Total
Determina o conjunto de todas as formas de Carbono (orgânicas e inorgânicas). É exigido para a linha de financiamento ABC (Agricultura de Baixo Carbono).

Silício Solúvel
Determina o teor solúvel de Silício (Si). Apesar de não ser um nutriente essencial, sua determinação é importante, pois potencializa a disponibilidade e absorção de fósforo (P).

Micronutrientes
Determina os teores trocáveis de Cobre (Cu), Ferro (Fe), Manganês (Mn) e Zinco (Zn). Importante para avaliar a presença e os níveis desses nutrientes no solo.

Boro
Determina o teor trocável de Boro (B). Importante para avaliar a presença e os níveis desse nutriente no solo.

Fósforo Remanescente
Permite a determinação dos Níveis Críticos de Fósforo, Enxofre e Zinco no solo, sendo indispensável para avaliar com segurança a necessidade de adubação com esses nutrientes.

Condutividade Elétrica
Determina a condutividade elétrica da solução do solo, permitindo avaliar indiretamente o grau de salinidade do solo.

Você coleta sua amostra no 0-10 cm ou 0-20 cm?

As concentrações de macro e micro nutrientes variam de acordo com o manejo. No caso do Plantio Direto, é comum encontrarmos alguns elementos concentrados no 0-10 cm e isso pode impactar toda a nutrição da planta! Confira nossa série de artigos sobre Variabilidade Vertical! Clique aqui para ler!

Entenda nosso laudo

Neste quadro encontram-se as determinações de CTC a pH 7,0, CTC (efetiva) e CTC (determinada). Quando solicitadas também são apresentadas as determinações de Matéria Orgânica (M.O.S.) e Fósforo Remanescente (P-Rem).

Neste quadro são apresentados os Macronutrientes Catiônicos onde se encontram as determinações de Cálcio, Magnésio, Potássio e Sódio, com a indicação visual do seu nível de suficiência baseados nos índices de saturação.

Neste quadro são apresentados os resultados das determinações de Fósforo extraído em Mehlich 1, Fósforo extraído em Mehlich 3. Também neste quadro encontra-se o teor de Enxofre, e seu nível de suficiência.

O último bloco de determinações da primeira coluna traz os resultados dos Micronutrientes presentes no solo com a apresentação visual do nível de suficiência de cada um deles.  Na análise básica se encontram inclusos os valores de Boro, Cobre, Ferro, Manganês e Zinco.

Neste quadro encontram-se os resultados referentes ao sistema de reação dos solos. É disponibilizado os índices de pH em CaCl2, pH em H2O e pH em SMP. Também são apresentados os valores de Acidez Potencial (H + Al), Acidez Não Trocável (H+) e Acidez Trocável (Al3+).

Nesta área são apresentados os índices de saturação em porcentagem das bases, Ca(%), Mg(%), K(%), Na(%), bem como a saturação dos ácidos H(%) e Al(%). Por fim a saturação total das bases V(%). Há ainda um fertigrama gráfico para interpretação.

Nesta área são apresentadas as necessidades de restituição do equilíbrio da saturação para bases trocáveis (Cálcio, Magnésio e Potássio) com valores mínimos e máximos. Os valores para restituição estão em cmolc/dm3.

No último bloco deste laudo encontram-se os níveis críticos para Fósforo, Enxofre e Zinco. Também são apresentados valores relativos (%) destes elementos com apresentação visual do seu nível de suficiência. O nível critico de fosforo é calculado em função do P-Mehlich 1.  Para se obter estes valores e necessária a análise do P-rem.

Limites de Detecção

Elemento Método Limite de Detecção
Alumínio Espectrofotômetro 0,021 cmolc/dm3
Boro Espectrofotômetro 0,026 mg/dm3
Enxofre Espectrofotômetro 1,65 mg/dm3
Fósforo Espectrofotômetro 0,040 mg/dm3
P-Rem Espectrofotômetro 0,248 mg/L
Cálcio ICP-OES 0,033 cmolc/dm3
Magnésio ICP-OES 0,017 cmolc/dm3
Cobre ICP-OES 0,45 mg/dm3
Ferro ICP-OES 0,89 mg/dm3
Manganês ICP-OES 1,88 mg/dm3
Zinco ICP-OES 0,50 mg/dm3
Fósforo ICP-OES 0,06 mg/dm3
Potássio ICP-OES 0,0003 cmolc/dm3
Sódio ICP-OES 0,001 cmolc/dm3

Extratores e Metodologias

Parâmetos Unidade Extrator/Metodologia
Básica
pH (CaCl2) - CaCl2 0,01M
pH (H2O) - H2O
pH (SMP) - SMP
Acidez potencial (H+Al) cmolc/dm³ SMP
Cálcio (Ca) cmolc/dm³ Mehlich 3
Saturação de cálcio (Ca%) % -
Magnésio (Mg) cmolc/dm³ Mehlich 3
Saturação de magnésio (Mg%) % -
Potássio (K) cmolc/dm³ Mehlich 3
Saturação de potássio (K%) % -
Saturação de bases (V%) % -
Capacidade de troca de cátions total (CTC pH7) cmolc/dm³ -
Capacidade de troca de cátions efetiva (CTC ef) cmolc/dm³ -
Fósforo Mehlich 1 (P) mg/dm³ Mehlich 1
Fósforo Mehlich 3 (P) mg/dm³ Mehlich 3
Adicionais
Alumínio (Al) cmolc/dm³ NH4Cl 1M
Saturação de Alumínio (Al%) % -
Hidrogênio (H) cmolc/dm³ -
Saturação de Hidrogênio (H%) % -
Fósforo remanescente (P-Rem) mg/dm³ -
Nível Crítico de Fósforo, Enxofre e Zinco (NiCriP, NiCriS e NiCriZn) mg/dm³ -
Valor Relativo de Fósforo, Enxofre e Zinco (VRP%, VRS%, VRZn%) % -
Matéria Orgânica (M.O.) mg/dm³ Reid e Copeland
Enxofre (SO4) mg/dm³ Ca3(PO4)2 1N
Micronutrientes (Cu, Fe, Mn, Zn) mg/dm³ Mehlich 3
Boro (B) mg/dm³ HCl 0,01M
Sódio (Na) cmolc/dm³ NH4Cl 1M
Saturação de Sódio (Na%) % -
CTC determinada cmolc/dm³ CH3(COO)2Ca