Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Analise De Solo

O que você vai fazer com a análise de solo depois de apresentá-la ao banco para o financiamento?

A partir de hoje (01/07/2013) os agricultores podem fazer a solicitação de custeio da safra junto às instituições bancárias. O primeiro passo para conseguir o financiamento do custeio da safra 2013/2014 (PRONAF) com o amparo do SEAF ou do Proagro Tradicional é o desenvolvimento do projeto junto com o engenheiro agrônomo, não se esquecendo de que os bancos exigem juntamente com esse projeto que o agricultor apresente a análise de solo (análise química e análise granulométrica).

Mas porque os bancos fazem isso?

A análise química e granulométrica de solo é uma exigência das instituições financeiras para comprovar que o solo que será utilizado como base para a lavoura a ser custeada não apresenta deficiências, o que impacta diretamente na produtividade e nos riscos de quebra da safra, acionando assim os seguros. É uma forma dos bancos se precaverem contra riscos desnecessários nos financiamentos.

Mas o que você, produtor, faz com essas análises? Você também as usa para evitar riscos desnecessários?

Se você utiliza essa análise apenas para apresentar ao banco e obter o custeio e o seguro da sua safra você está perdendo tempo e dinheiro!

Muitos agricultores subestimam o uso da análise de solo, realizam amostras em áreas enormes como 01 amostra para cada 100, 200 e até 500 ha, isso representa muito pouco do solo de suas propriedades! E muito pior que isso é quando esse produtor rural, apesar de fazer uma análise de solo, não a utiliza para identificar como deve ser feita a correção (calagem) do solo e sua adubação, aceitando o que a maioria dos outros agricultores está fazendo, agindo pela “média”, mesmo que seus solos sejam muito diferentes (áreas diferentes, culturas diferentes, manejos diferentes)!

Aproveite que o banco está exigindo a análise do solo de sua propriedade! Faça a amostragem em áreas menores, sente com seu engenheiro agrônomo e analise os resultados, verifique o que o solo da sua propriedade está pedindo! A saúde e fertilidade do solo impactam diretamente na produtividade, na resistência das plantas à estiagem e também na sua resistência a pragas.

Faça com que a análise de solo para obter o custeio da safra se torne um investimento que pode retornar para sua propriedade em lucratividade, produtividade e redução dos gastos com insumos (corretivos, fertilizantes, herbicidas, fungicidas e inseticidas).

A Laborsolo Laboratórios realiza as análises físico-químicas de solo de modo ágil e a tempo de você utiliza-las para obter seu financiamento. Entre em contato conosco e acompanhe o Labor News, o seu novo canal de informação sobre fertilidade do solo, nutrição e saúde vegetal.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *