Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Podcast Laborsolo: #24 - O Uso Abusivo De Fertilizantes E O Plantio Direto

Podcast Laborsolo: #24 – O uso abusivo de fertilizantes e o plantio direto

Neste podcast os Doutores Roberto Fioretto e José Carlos Vieira de Almeida comentam sobre a pesquisa do Prof. Dr. Kaminski, que alerta sobre o uso abusivo de fertilizantes e também sobre o uso inadequado das técnicas de plantio direto. Os comentários e os estudos vem de encontro ao que a Laborsolo já prega a muitos anos, principalmente no que diz respeito ao uso de fertilizantes. A preocupação é com o fato de que os agricultores compram os fertilizantes as cegas, preocupados com o preço, com a possível falta no mercado, sem diagnóstico, acreditando que “quanto mais se aduba mais se produz”.

O plantio direto, bem como a força exercida pela indústria de fertilizantes, faz com que os produtores deixem de realizar diagnósticos preventivos de acidez, limitando as ações de correção do solo, principalmente com o uso do plantio direto, que mantem os nutrientes na superfície do solo.

Como nosso país possui solos ácidos o uso de cálcio e magnésio é obrigatório, é preciso realizar anualmente o diagnóstico através da análise química do solo, para corrigir o solo e permitir que esses macronutrientes estejam disponíveis para a planta. Isso é resultado da importação da técnica de adubação com o NPK, que veio dos Estados Unidos, que possuem solos muito diferentes do brasileiro, onde há cálcio e magnésio em abundância, e muita disponibilidade de água, exatamente ao contrário do nosso solo.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *