Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Amassamento

Você já calculou os dados causados pelo amassamento dos pneus?

Recentemente foi publicado um artigo no Portal Mais Soja que pode nos levar a uma reflexão muito importante! Você já parou para pensar nos dados causados pelo amassamento dos pneus no momento da aplicação de fertilizantes, herbicidas, fungicidas e inseticidas?

No artigo em questão os pesquisadores Mateus Zanatta (Pesquisador de Passo Fundo) e Erlei Melo Reis (Professor do Programa de pós-graduação em Manejo de doenças da Universidade de Buenos Aires) apresentam um Cálculo do dano e da perda causados pelo amassamento dos pneus do equipamento de pulverização nas culturas da soja e do trigo.

Eles questionam que safra-após-safra, os agricultores calculam seus custos: defensivos, combustível, mão-de-obra, mas se esquecem por exemplo de calcular os dados/perdas que ocorrem em função das pulverizações, que causam o amassamento da cultura pelo rodado do equipamento.

No artigo eles apresentam um cálculo simples, bem geral, que vai depender (é claro) do equipamento e do método utilizado.

Os dados, no caso da soja, poderiam chegar a 115,2 kg/ha o que representaria algo em torno de R$ 124,80/ha.

Agora você já parou para pensar na compactação que a entrada sucessiva do maquinário provoca no solo? Aplicação de corretivos, semeadura, aplicação de fertilizantes sólidos, aplicação de fertilizantes foliares, pulverização de herbicidas, fungicidas e inseticidas, colheita…

Os custos são altos: São muitas horas de máquinas, mão-de-obra, muito combustível, compactação do solo e amassamento de plantas. Mas então qual a saída?

A primeira coisa a se fazer é acompanhar de perto o estado físico do solo, realizar anualmente a análise física para detectar os primeiros sinais de compactação e tentar racionalizar o uso do maquinário, diminuindo o número de entradas das máquinas no campo.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *