Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Agricultura Organica

Agricultura orgânica em crescimento no Brasil

Segundo dados do Ministério da Agricultura o número de produtores brasileiros adeptos ao mercado orgânico cresceu mais de 51% entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015.

A região que contempla o maior número de produtores é o Nordeste com pouco mais de 4 mil, já o número de unidades de produção cresceu 32%, de 10.064 para 13.323.

A área total de produção orgânica no Brasil já chega a quase 750 mil hectares, sendo o sudeste a região com a maior área produtiva.

A produção orgânica tem por base sistemas de produção que adotam práticas como o uso saudável e responsável do solo, da água, do ar e da biodiversidade. Assim, reduz a contaminação e o desperdício desses elementos. O processo aplica conhecimentos da ecologia no manejo da unidade de produção, que é manejada de forma integrado com a flora e a fauna.

É importante lembrar que para a agricultura orgânica é fundamental a realização frequente de análise de solo e análise foliar. O diagnóstico para manter a planta nutrida e saudável é a melhor forma de manter a produtividade sem utilizar nenhum tipo de agroquímico e sem utilizar excessivamente nenhum tipo de fertilizante, o que também pode ser prejudicial à saúde da planta.

Segundo o coordenador de Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Rogério Dias, “Não são utilizadas práticas e substâncias que possam colocar em risco a saúde de quem produz e de quem consome, nem causar impactos negativos sobre o meio ambiente”

Confira os números da Agricultura Orgânica no país:

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *