Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Área De Refúgio

Áreas de refúgio e a polêmica da eficiência das sementes transgênicas

Desde o ano passado as discussões sobre a eficiência das sementes transgênicas vem ganhando força. Alguns produtores já relatam problemas com alta infestação de pragas nas lavouras, o que deveria ser evitado com o uso de sementes transgênicas com tecnologia BT (que possuem toxinas fatais para as pragas).

A preocupação das empresas produtoras de semente é com o uso correto desta tecnologia que prevê uma área de plantação de refúgio, já utilizada em outros países mas que ainda não possui regulamentação no Brasil.

A área de refúgio, onde é realizada a semeadura com semente convencional, tem o intuito de proteger a área com semente transgênica, evitando que as pragas se estabeleçam na área cultivada com semente transgênica, que poderia levar ao desenvolvimento de resistência de insetos a toxina utilizada na semente.

Como no país não há regulamentação para o refúgio, em várias regiões as pragas já estão desenvolvendo resistência e, pela seleção natural, estão sobrevivendo e atacando as lavouras transgênicas.

O governo espera regulamentar a área destinada ao refúgio para a safra 2014/15, mas algumas empresas que comercializam as sementes com essa tecnologia começam a oferecer desconto aos produtores na compra da semente convencional.

Essa atitude por parte das empresas pode auxiliar no processo de conscientização do produtor da importância da área de refúgio, já que muitos argumentam que estava difícil comprar sementes convencionais.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *