Labor news

2014-01-09 - Mercado Agrícola

Cientistas propõem motivos para o problema do declínio das colmeias

A pesquisa "Crop Pollination Exposes Honey Bees to Pesticides Which Alters Their Susceptibility to the Gut Pathogen Nosema ceranae" foi publicada na Revista Plos One e faz um alerta importante aos agricultores e engenheiros agrônomos no que diz respeito ao uso de inseticidas e fungicidas. Confira a seguir o resumo da pesquisa traduzido.

"Declínios recentes em populações de abelhas de mel e aumento da demanda para as culturas polinizadas por insetos levantam preocupações sobre a escassez de polinizadores. Exposição a pesticidas e patógenos podem interagir a ter fortes efeitos negativos sobre colônias de abelhas de mel. Tais achados são de grande preocupação, dado o grande número e altos níveis de pesticidas encontrados em colônias de abelhas. Assim, é crucial para determinar como as combinações relevantes para o campo e cargas de agrotóxicos afetam a saúde das abelhas. Nós coletamos o pólen das colmeias de abelhas em sete principais culturas para determinar 1) quais os tipos de pesticidas abelhas são expostas a quando alugado para polinização de várias culturas e 2) como a misturas de pesticidas afetam a suscetibilidade das abelhas para o parasita intestinal Nosema ceranae. Nossas amostras representam pólen coletado pelas abelhas operárias para uso pela colônia, e não indicam necessariamente papéis das operárias e forrageiras como polinizadores. Em blueberry, cranberry, pepino, abóbora e melancia abelhas coletam pólen quase exclusivamente a partir de ervas daninhas e flores silvestres durante a nossa amostragem. Assim, mais atenção deve ser dada à forma como as abelhas estão expostos a pesticidas fora do campo em que estão colocados. Detectamos 35 pesticidas diferentes nas amostras de pólen amostradas, e encontrou-se altas cargas de fungicidas. O esfenvalerato e fosmete estavam a uma concentração mais elevada do que a dose letal mediana em pelo menos uma amostra de pólen. Enquanto fungicidas são tipicamente vistos como bastante seguro para as abelhas, encontramos um aumento da probabilidade de infecção Nosema em abelhas que consumiram pólen com uma carga fungicida superior. Nossos resultados destacam a necessidade de uma investigação sobre os efeitos sub-letais de fungicidas e outros produtos químicos que as abelhas colocadas em um ambiente agrícola estão expostas,além dos inseticidas considerados os principais vilões da estória."

Como está a população de abelhas na sua região? Você notou alguma diferença? Pare por um instante e repense: será que a forma como você faz o manejo da sua propriedade pode estar interferindo nisso?

O resultado completo da pesquisa pode ser visto clicando aqui (em inglês).