Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Npk 2018

Como controlar os custos com o aumento do preço de fertilizantes?

A demanda global de fertilizantes nitrogenados, fosfatados e à base de potássio deve aumentar nos próximos meses. Levantamento divulgado neste começo de janeiro (2018) aponta que a demanda de países como Estados Unidos, China e Índia devem fazer os preços subirem até 15%.

Quer economizar? Comece analisando o solo!

Sim! Isso mesmo! Uma análise química e física de solo, seguida de uma interpretação e recomendação baseada no diagnóstico (e não em tabelas, dados genéricos) pode reduzir (e muito) os custos com fertilizantes nitrogenados, fosfatados e potássicos!

Primeiro porque você poderá avaliar a disponibilidade destes elementos no solo, se você faz aplicações continuas de fertilizantes é preciso acompanhar a presença deles no solo, afinal o solo pode já estar com uma “fertilidade construída”.

Segundo porque os estudos já demonstraram que a eficiência do NPK fica (e muito!) reduzida em solos ácidos. Então, antes de comprar muito fertilizante à base de NPK, é preciso corrigir a acidez e sodicidade do solo. A eficiência do NPK pode ser inferior a 30% se o trabalho de correção do pH não tiver sido realizado corretamente, isso demonstra que não adianta investir em NPK se o que o solo mais precisa é Cálcio e Magnésio.

Depois ‘ouça’ as plantas!

Um solo com fertilidade construída, com pH equilibrado e bom balanço nutricional, irá permitir as plantas expressarem todo o seu potencial. É claro que cada cultura possui uma demanda nutricional diferente, que pode variar inclusive em virtude da fase de desenvolvimento. É por isso que, antes de aplicar fertilizantes, é fundamental realizar a análise foliar.

É pela análise da folha que podemos observar a presença (deficiência ou excesso) de um determinado nutriente e assim determinar qual ação tomar.

A Laborsolo te ajuda nesta tarefa!

Você pode seguir as dicas para coleta de amostras de solo e folha fazendo o download de nossos protocolos de coleta de amostras. >> Clique aqui para download <<

Também disponibilizamos um sistema online exclusivo para clientes chamado SUGFOL, com ele você pode realizar os cálculos para recomendação de fertilizantes a partir da análise foliar (disponível para soja, milho e trigo). >> Clique aqui para saber mais <<

Você também pode conhecer o A2P (Agricultura de Alta Performance) um conjunto de sistemas inovadores que buscam os melhores resultados na performance agrícola através dos princípios do Manejo 4C, oferecendo uma visão completa da sua área, com informações precisas sobre seu solo e suas culturas para que você tenha segurança e saiba onde e quando investir os recursos necessários para otimização do seu plantio. Visite o site >> A2P << e fale com um de nossos parceiros!

Não aplique fertilizantes sem avaliar a real necessidade! Ajude-nos a preservar o solo!

 

 

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua há 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *