Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Conferencia

Conferência Governança do Solo

Foi realizada nos dias 25, 26 e 27 de março em Brasília a Conferência Governança do Solo, um evento organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em parceria com a Embrapa.

O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, abriu os trabalhos dizendo que “Em relação ao solo temos que agir como fazemos com a saúde: prevenir em vez de remediar”.

Como resultado da conferência foi elaborada a Carta de Brasília que propõe que o executivo e o legislativo articulem-se de modo a revisar e a consolidar as normas que regem a governança da terra, com a promoção da sustentabilidade do uso dos recursos solo e água, a fim de proporcionar uma maior clareza e melhor apropriação do tema.

São propostas também algumas oportunidades de melhoria na relação do homem com o solo, tais como, construção de um fórum permanente de discussão e troca de informações acerca do solo, com interfaces locais, regionais e internacional, a fim de promover o avanço contínuo das políticas e ações globais relacionadas ao tema.

O registro também propõe destaque para o solo nas políticas que promovam o desenvolvimento, com o estabelecimento de critérios mínimos para garantir a segurança alimentar e a sustentabilidade da produção agrícola.

Um trecho importante da carta que vale a pena ser destacado diz que “Embora o conhecimento sobre os solos no Brasil tenha progredido nas últimas duas décadas, ainda faltam informações detalhadas do território. Assim, é preciso rediscutir e retomar os programas de levantamento e mapeamento de solos para obter informações em escalas adequadas ao planejamento de seu uso, manejo e conservação. Mapas mais precisos, contudo, não bastam. É necessário que os usuários saibam interpretá-los adequadamente. Neste sentido, a popularização da ciência do solo é fundamental para o sucesso de qualquer programa ou política pública que envolva o assunto.

Clique aqui para fazer o download da Carta de Brasília na íntegra.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *