Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Sementes Problemas

Depois dos problemas com fertilizantes, produtores do Mato Grosso reclamam da qualidade das sementes

No começo do mês de setembro a APROSOJA-MT emitiu um alerta para os produtores verificarem a qualidade dos fertilizantes, que estavam sendo entregues no estado com adulteração.

Agora no final de outubro a reclamação dos produtores, principalmente de Primavera do Leste, estão enfrentando problemas com a qualidade das sementes.

Alguns produtores estão revoltados, pois escolheram a dedo a variedade de semente, fizeram o planejamento da produção, pagaram antecipadamente e na entrega receberam uma variedade diferente. Sem muita opção por causa da janela de plantio e por já ter quitado a compra do produto, os produtores acabam aceitando e esperando contar com a sorte.

O presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, José Nardes, relata também a falta de qualidade das sementes.

Aqui na nossa cooperativa somos 80 associados e podemos dizer que pelo menos 15% das sementes que vem para Primavera do Leste tem problema de vigor, não germina direito e a planta pode acabar morrendo. No sindicato, estamos oferecendo testes gratuitos para o produtor saber o vigor das sementes antes de plantar – explica Nardes.

A preocupação é maior quando a semente vem de outros estados, diz Nardes:

Falta fiscalização, nossos órgãos que fazem este tipo de trabalho tem pouca gente disponível. O governo sempre fala que não tem condições financeiras de aumentar o quadro. As sementes vêm de outros estados e ainda ficam cinco a seis dias embaixo de lonas de caminhões, sem um armazenamento correto. O produto acaba chegando para o produtor com uma qualidade ruim.

A resposta da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) é que a indústria de sementes no país é altamente produtiva. Se um produtor comprar uma variedade fora do ideal, ele tem a quem recorrer. Sobre a falta de variedades, isso pode ocorrer diante do clima e de outros fatores decorrentes da produção de sementes, mas os casos são pontuais.

Você está enfrentando problemas com as sementes? Elas vieram fora das especificações que você comprou ou está com problemas para germinar? Conte sua experiência!

Com informações do Projeto Soja Brasil do Canal Rural.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *