Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Climaticos

Estudo da Conab mostra a atuação dos fatores climáticos na safra de verão

No Mato Grosso, houve a predominância de anomalias positivas. O plantio do milho 2ª safra ocorreu mais cedo do que no ano anterior, e que as lavouras estão em condições favoráveis de desenvolvimento.

Em Goiás, os dados de satélite indicam também bom padrão de desenvolvimento das lavouras na região sul do estado, com o milho 2ª safra já apresentando boa cobertura foliar.

No Mato Grosso do Sul, o predomínio de anomalias negativas no mapa da região sudoeste do estado mostra que, em média, as atuais lavouras respondem com padrão inferior ao ano passado, em decorrência do excesso de chuvas que atrapalhou a colheita da soja e atrasou o plantio do milho 2ª safra.

O Paraná tem uma dinâmica agrícola diversificada. Pelas imagens de satélite é possível observar que a safra está mais adiantada no centro e no sul do estado e, um pouco menos adiantada, no norte e nordeste. Contudo, os dados indicam normalidade da atual safra em todas as regiões monitoradas.

No Rio Grande do Sul, no geral, o clima tem contribuído para o bom desenvolvimento das lavouras, o que pode ser confirmado pelo Índice de Vegetação superior aos anos anteriores nos períodos mais recentes.

Já na região do MATOPIBA, a falta de chuvas prejudicou as lavouras e pode comprometer, principalmente, os cultivos de primeira safra, pois o IV caiu no período em que boa parte das áreas encontrava-se em enchimento de grãos.

Veja o mapa elaborado pela Conab com dados colhidos através do monitoramento espectral e também de dados meteorológicos e de campo que resultam em informações complementares, auxiliando no aprimoramento das estimativas da produção agrícola da Companhia. O período monitorado neste estudo é de 18 de fevereiro a 04 de março.

climatico

O propósito do monitoramento é avaliar as condições atuais das lavouras em decorrência de fatores agronômicos e de eventos climáticos recentes a fim de auxiliar na pronta estimativa da produtividade agrícola nas principais regiões produtoras.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *